Gabinete nos Bairros: Secretaria Municipal de Cultura visita Tatuapé, na zona leste

Visita do Secretário André Sturm e sua equipe passou pelos equipamentos culturais Casa do Tatuapé e as bibliotecas Hans Christian Andersen e Cassiano Ricardo


Nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, o secretário municipal de Cultura, André Sturm, e sua equipe visitaram equipamentos culturais na região do Tatuapé, na zona leste. A visita começou pela Casa do Tatuapé, um dos imóveis mais antigos da cidade de São Paulo, construído em 1698. Em bom estado de conservação, a casa tem, atualmente, uma exposição com painéis sobre sua história.


Durante a visita, que foi acompanhada pelo vereador Toninho Paiva, o secretário afirmou que pretende incrementar a programação do local, que tem acesso fácil aos moradores do bairro e outros interessados. “Vamos organizar uma exposição que faça a relação entre este imóvel e a rica história do bairro do Tatuapé e criar uma programação cultural aos finais de semana”, pontuou.


Na sequência, o grupo seguiu para a visita às bibliotecas públicas Cassiano Ricardo e Hans Christian Andersen, vizinhas na mesma praça. Temática em Contos de Fadas, a Biblioteca Hans Christian Andersen apresenta ambientação que contém diversos elementos familiares a crianças e seus pais como soldadinhos de chumbo, Mary Poppins e uma réplica de castelinho (feito de isopor) dentro do qual são oferecidos livros infantis, tornando a experiência mais interativa.
A diretora Elisângela Alves Silva informou que apesar do público infantil ser o foco do espaço, alguns pais permanecem ali durante as atividades. O secretário municipal de Cultura André Sturm propôs incrementar o acervo de periódicos para que estes pais tenham mais opções durante sua permanência na biblioteca.


O secretário ressaltou o alinhamento da Biblioteca Hans Christian Andersen com as diretrizes do programa Biblioteca Viva, privilegiando a exposição de livros pelas capas, por exemplo, medida que desperta mais interesse dos leitores.
Ao final do encontro, a equipe visitou o auditório anexo e a diretora solicitou que a programação de cinema contasse com filmes mais recentes, como os que a Spcine exibe nas salas de seu circuito. O secretário Andre Sturm prometeu pedir a avaliação da remoção do forro do teto da sala para a instalação de um projetor que permitirá a exibição de novos filmes em formato digital.


A Biblioteca Cassiano Ricardo foi a última parada do Gabinete nos Bairros. Temática em Música, ela possui um acervo sobre o assunto no Espaço Itamar Assumpção, que fica no andar superior, juntamente com a sala de música, onde acontecem as oficinas de violão.


O diretor do espaço, João Gilberto Candido Monteiro dos Santos, prometeu atualizar a relação de assuntos disponíveis na área de acervo geral do andar inferior, incluindo todos os temas do Biblioteca Viva. O secretário elogiou a disposição do espaço e notou que os livros tinham marcas de uso, o que mostra que circulam bastante.