Departamento do Patrimônio Histórico integra consulta de bens tombados à plataforma Geosampa

A partir desta segunda-feira, base de dados oficial da cidade disponibiliza acesso às informações sobre bens protegidos pelo DPH

 Facilitar o acesso à informação sobre bens tombados para toda a população. É com esse intuito que o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, disponibiliza, a partir dessa segunda-feira, os dados de todos os bens protegidos do município na plataforma Geosampa, que traz um mapa interativo da cidade.

Para acessar as informações, basta abrir o mapa de São Paulo no site e selecionar o item “Legislação Urbana”. Dentro dele, está a categoria de Bens Protegidos. Nela, pode-se selecionar os imóveis tombados, as manchas urbanas tombadas e os bairros ambientais da cidade – até o fim do ano, novas categorias serão adicionadas. Dessa forma, o munícipe pode encontrar os bens tombados de seu bairro sem saber o seu endereço exato, apenas explorando o mapa da cidade.

A diretora do DPH, Mariana Rolim, explica a importância de colocar esses dados à disposição nessa plataforma. “Facilitar o acesso à informação é uma maneira de garantir a preservação efetiva dos bens tombados, uma vez que facilita reconhecê-lo como um patrimônio histórico”, afirma. “As pessoas vão olhar com outros olhos o que tem perto de suas casas”, conclui.