Gabinete nos Bairros visita Centro Cultural do Jabaquara

Complexo cultural, que inclui a Biblioteca Paulo Duarte e o Sítio da Ressaca, recebeu a visita do Secretário André Sturm nesta quinta-feira

Gabriel Fabri

O programa Gabinete nos Bairros, que visita os equipamentos culturais municipais para conhecê-los e entender as suas demandas e necessidades, teve mais uma edição nessa quinta-feira (dia 6). O Secretário de Cultura André Sturm, ao lado da Secretária-Adjunta Marília Barbour e equipe de coordenadores da Secretaria Municipal de Cultura, visitou o Centro Cultural do Jabaquara, na Zona Sul da cidade. 

Na ocasião, o grupo foi recebido por Gerson Rodrigues, coordenador do equipamento. Estiveram presentes o coordenador do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB), João Batista de Assis Neto, o coordenador Sul do SMB, Gustavo Biscaino, a Prefeita Regional do Jabaquara Fátima Marques e a supervisora técnica de cultura da Prefeitura Regional, Patrícia Dias. Ao receber a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Gerson explicou a história do equipamento, além dos pontos positivos e as dificuldades do funcionamento do centro cultural, como a necessidade de melhor iluminação do entorno – neste caso, já foi solicitada a visita da empresa para providenciar essas melhorias. 

O Secretário André Sturm falou da importância desse Centro Cultural ser o único equipamento de cultura da região e reforçou o compromisso da gestão de valorizar e potencializar os espaços existentes. Ele também afirmou a necessidade de quebrar um ciclo vicioso, uma vez que as pessoas vão a eventos culturais principalmente para encontrar pessoas, sendo necessário melhorar a sinalização do local e a divulgação para atrair mais frequentadores. Na área externa, discutiu-se a possibilidade de grafitar as muretas da biblioteca que se encontram pichadas e a realização da poda de uma árvore. 

Em visita a Biblioteca Paulo Duarte, que integra o Centro Cultural, Sturm reforçou a necessidade de apresentar os livros de acordo com as novas diretrizes do programa Biblioteca Viva. Já na visita ao Sítio da Ressaca, localizado na área externa do espaço, Sturm brincou com a discussão nos painéis sobre a casa ser “assimétrica”, afirmando ser porque na época não existiam arquitetos e se construía como se podia.