Centro Cultural da Juventude promove Feira do Livro

Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, evento acontece entre 30 de junho e 2 de julho e celebra a literatura periférica com Ferréz, Paulo Lins, Linn da Quebrada, Marcello Gugu e Akins Kintê

Nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso recebe a 5ª edição da Feira do Livro. Com a temática “Narrativas Literárias”, grandes editoras estarão reunidas oferecendo publicações com, no mínimo, 50% de desconto. O evento tem entrada gratuita e acontece sexta e sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 18h.

Além das principais editoras do país, estarão presentes escritores como Raphael Montes, André Vianco, Paulo Lins, Ferréz, César Obeid, Elizandra Souza, Miriam Alves e Patricia Borges.

Na sexta-feira, haverá um bate-papo sobre literatura de terror com o escritor André Vianco, romancista de terror best-seller. No mesmo dia, acontece bate-papo sobre literatura periférica com Elizandra Souza e Miriam Alves. No sábado, os escritores Ferréz e Paulo Lins participam do bate papo "Do Capão à Cidade de Deus"; já o escritor Marcello Gugu fará releitura de "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus.

Organizados por coletivos da zona norte, a programação conta com uma série de saraus, entre eles o Sarau no Kintal e o Elo em Brasa. Este último um espetáculo que reúne integrantes do Sarau Elo da Corrente, de Pirituba, e do Sarau da Brasa, da Vila Brasilândia. Linn da Quebrada participará do encontro “Papo de artista”, onde contará sua trajetória de vida até se tornar a musa do funk LGBT, finalizando com um pocket show.

A programação conta ainda com apresentações de grupos da região como IDM (Identidade e Movimento), a CIA Trupescada de circo e grupo Choro Noar, além de rodas de capoeira e saltos experimentais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

30 de junho - sexta-feira

10h às 12h
BATE-PAPO: VAMPIROS, MONSTROS E OUTRAS PITADAS FANTÁSTICAS 
André Vianco
Histórias de vampiros, zumbis e monstros sempre povoou a cabeça das crianças, adolescentes e adultos, desde a tradição oral até os e-books; e são fatos que comprovam que estes tipos de histórias mexem com os nossos medos — o que pode explicar o sucesso das vendas destes livros nos sites e nas livrarias. Refletir sobre estes personagens na ficção não só na literatura, mas tem na TV, cinema e jogos.

14h às 15h20
APRESENTAÇÃO: QUANDO CONTO CORDEL
César Obeid
O escritor César Obeid conta histórias e poesias dos seus livros escritos na forma de literatura de cordel. Improvisos ao som da viola, humor e interação com o público complementam a atividade repleta de rimas. Ao final da apresentação, o público conhece a sextilha, estrutura poética mais utilizada nesta forma poética brasileira. 

14h às 16h
OFICINA DE LAMBE LAMBE
Victória Sales
Impressos com a utilização dos antigos tipos (letras) de chumbo ou madeira, o lambe-lambe é um cartaz rudimentar de papel que se cola em postes e muros da cidade para divulgar avisos ou mensagens de publicidade. Mas também pode ser usado como uma forma literária de compartilhar ideias, poemas, arte escrita e desenhada e protestos.

15h30 às 16h20
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: QUANDO COISAS REAIS ACONTECEM A SERES IMAGINÁRIOS
Markito Alonso
Quando coisas reais acontecem a seres imaginários: Submarinos voadores! Dragões Sábios! Monstros terríveis e outros não tão terríveis assim. A ida para a escola nunca foi tão estranha quanto no dia em que o pão não torrou na torradeira. Acompanhe o pequeno Alonsito em sua primeira ida a escola sozinho, descobrindo sensações novas e novos temores. Por meio de fantasias, o pequeno Alonso, um menino de (segundo ele) mais ou menos sete anos, imagina todo um mundo de seres para cobrir a ausência dos pais que vivem trabalhando fora. Luzes piscantes, robôs, caminhos mágicos, tudo vira realidade para aliviar as novas descobertas. Embarque neste submarino e venha enfrentar grandes vilões e descobrir fiéis companheiras. 

16h30 às 18h30
BATE-PAPO: LITERATURA PERIFÉRICA
Elizandra Souza e Miriam Alves
O encontro de duas escritoras de gerações distintas, mas com um foco: a literatura como maneira de transpor barreiras e o papel da mulher na literatura, principalmente na periferia. 

01 de julho - sábado

10h às 11h
ESPETÁCULO: LUA NOVA
Cia Trupiscada (CIRCO)


11h às 12h
BIBLIOTECA VIVA 
O programa Biblioteca Viva busca revitalizar as bibliotecas municipais de São Paulo, apostando no papel cultural do livro e na importância do incentivo à leitura na formação dos cidadãos paulistanos.  A Biblioteca Viva nasce da importância de trabalhar a formação de público leitor a partir dos equipamentos culturais da Prefeitura, promovendo uma nova visão do papel das bibliotecas, como vem ocorrendo com muito sucesso em outros países como Colômbia, Chile e França. 

13h às 13h20
INTERVENÇÃO: NEW STREET 
Um mix de danças urbanas, capoeira, breaking, parkour e tricking com integrantes que ensaiam no CCJ Ruth Cardoso.

14h às 16h
BATE-PAPO: DO CAPÃO A CIDADE DE DEUS
Ferréz e Paulo Lins
Um bate-papo descontraído com dois grandes escritores, onde discutirão: comunidade, literatura e tráfico.

16h às 17h
APRESENTAÇÃO: CHORO NOAR
O grupo surgiu em 2016 do encontro de músicos que estudavam o gênero fundamental da música brasileira o Choro. Influenciados pelo legado de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali e tantos outros grandes artistas que fizeram a história da música instrumental brasileira, o grupo busca desenvolver um trabalho autentico e cheio de personalidade, e conta com músicos de diferentes formações e um objetivo comum, traduzir em som a diversidade e alegria da alma brasileira.
O quarteto é formado por Gustavo Ananias (clarinete), Ronaldo Nunes (bandolim), Camila Silva (cavaquinho), Fernando Marchetti (violão 7 cordas), Beto Araújo (pandeiro) e Camilo Zorrilla (percussão).

17h às 18h
APRESENTAÇÃO: RELEITURA LITERÁRIA “QUARTO DE DESPEJO”
Marcello Gugu
Músico e poeta, Marcello Gugu, foi convidado em 2014, pelo SESC Vila Mariana, para fazer uma releitura de uma das obras mais importantes da literatura marginal do país: Quarto de Despejo, escrito por Carolina Maria de Jesus. O clássico trata da dura rotina de vida da mulher, que era catadora de papel, na comunidade do Canindé , local em que viveu na década de 60.  

20h às 20h10
INTERVENÇÃO: BATE CABEÇA
IDM – Grupo Identidade em Movimento
Intervenção do grupo de dança Identidade Em Movimento que iniciou seus trabalhos no Dança Vocacional (2008 a 2009), a pesquisa do grupo é voltada para a vivência das danças de rua (breaking, popping, locking, wacking, Vouging e etc.) com ballet e dança contemporânea. 

20h10 às 22h
SARAU NO KINTAL
O Sarau do Kintal acontece no quintal da família do poeta e cineasta Akins Kintê, é um projeto de escrita e leitura que a cada edição tem um tema novo contemplando a pluralidade e riqueza da música brasileira. Em suas diversas temporadas já homenageou o Funk, o Rap, Samba e etc. O principal objetivo da iniciativa é aguçar a veia artística dos jovens da periferia despertando neles valores como autonomia e cidadania, estimulando a leitura crítica da sociedade e a criação de novas perspectivas distantes da violência e da criminalidade que acometem a cidade. 

02 de julho - domingo

10h às 10h40
APRESENTAÇÃO: RODA DE CAPOEIRA
Apresentação da Oficina de Capoeira do CCJ Ruth Cardoso, tem como objetivo transmitir conhecimentos afro-brasileiros e recuperar as raízes e cultura do país por meio de um constante processo de aprendizado e desenvolvimento.

11h às 12h
BIBLIOTECA VIVA 
O programa Biblioteca Viva busca revitalizar as bibliotecas municipais de São Paulo, apostando no papel cultural do livro e na importância do incentivo à leitura na formação dos cidadãos paulistanos.  A Biblioteca Viva nasce da importância de trabalhar a formação de público leitor a partir dos equipamentos culturais da Prefeitura, promovendo uma nova visão do papel das bibliotecas, como vem ocorrendo com muito sucesso em outros países como Colômbia, Chile e França. 

15h às 17h30
PAPO COM ARTISTA E POCKET SHOW: LINN DA QUEBRADA e PATRICIA BORGES
A proposta do papo com artista é um encontro direto com o público, possibilitando uma reflexão sobre a obra do convidado e abrindo um espaço para a discussão de problemas que envolvem a produção artística de uma maneira geral.
Também será realizado um pocket show acompanhada pela cantora e persona Jup do Bairro, o percussionista Valentino Valentino e pelo DJ Pininga. 

17h30 às 20h
SARAU ELO EM BRASA
É um espetáculo que reúne integrantes do Sarau Elo da Corrente de Pirituba e Sarau da Brasa da Vila Brasilândia, e acontece desde 2009 com os poetas da comunidade, acompanhado de tambores, berimbau, cantos e palmas, convidando o público a trançar os versos da literatura negra, periférica e do cordel.

Serviço: 5ª Feira do Livro do Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Dias 30/06 e 1º/07, 6ª e sáb., das 10h às 22h. Dia 2/07, dom., das 10h às 18h. | tel.: 3343-8999. Grátis