Centro Cultural São Paulo recebe programa Gabinete nos Bairros

Secretário fez visita ao espaço e conversou com funcionários do local

O secretário municipal de Cultura, André Sturm, e membros da equipe da Secretaria realizaram, nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o terceiro encontro do programa Gabinete dos Bairros, desta vez no Centro Cultural São Paulo. Acompanhado também do novo diretor do CCSP, Cadão Volpato, o secretário e sua equipe conversaram com os funcionários, bem como esclareceu dúvidas e ouviu as demandas apresentadas.

O secretário destacou que uma das principais metas é fazer uma programação de qualidade, levando em conta a personalidade de cada equipamento. Os dois principais objetivos da gestão são a valorização e o reforço dos equipamentos, bem como a realização de políticas e ações culturais voltadas ao público, que façam com que o acesso ao espaço e à programação seja “o mais plural, diversificado e eclético possível, de maneira que a gente possa atender a todos os interesses da população”, afirmou.

Em seguida, Sturm explicou um dos pontos que tem sido objeto de debate, que é a proposta de transferir a gestão de alguns equipamentos culturais para uma Organização Social (OS). Trata-se de um dos modelos mais criativos para a gestão pública da cultura. Ele enfatizou, contudo, que qualquer mudança será precedida de amplo debate com a sociedade.

Após a conversa com funcionários do CCSP, o secretário e sua equipe seguiram para um passeio pelas instalações. O grupo visitou a reserva técnica na qual está armazenado o acervo do CCSP. Entre as peças mostradas estão originais de Tarsila do Amaral e a máscara mortuária de Mario de Andrade. Segundo o diretor Cadão Volpato, a ideia é tornar este acervo acessível ao público: “queremos fazer o acervo vir à tona como coisa viva, com um movimento constante. O acervo do CCSP é inacreditável”, declarou.

Entre os espaços visitados está a Sala Ademar Guerra, um espaço bastante reivindicado pela comunidade teatro na cidade. O secretário projetou que o local estará aberto em junho deste ano, modernizado com a grelha cênica e a iluminação de serviço. O grupo também passou pela Folheteria, que abriga oficinas de serigrafia, gravura e tipografia, abertas a funcionários da instituição, ao público e a artistas convidados.