Gabinete nos Bairros tem segundo encontro na Zona Leste

Biblioteca Cora Coralina e Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes foram os locais visitados

Nesta sexta-feira, 27 de janeiro, o secretário municipal de Cultura, André Sturm, e membros da equipe da Secretaria fizeram o segundo encontro do Gabinete nos Bairros. O programa tem o objetivo de conhecer in loco os equipamentos culturais e seu entorno, ouvir e avaliar demandas locais para promover melhorias nas regiões. O primeiro evento aconteceu semana passada na Zona Norte.

A primeira visita foi a Biblioteca Cora Coralina, às 10h. No local, o secretário e sua equipe tiveram a oportunidade de conversar com funcionários e representantes de coletivos culturais. Durante o diálogo, foi reforçada a necessidade de transformar as bibliotecas em espaços mais dinâmicos e acessíveis para a população, estimulando a leitura e eventos. Outro ponto debatido foi a importância de melhorar as demandas culturais da região, entre elas cultura negra, patrimônio cultural e audiovisual. Inclusive, deste encontro saiu a ideia de realizar uma edição do programa "Secretaria da Cultura Escuta" para o audiovisual.

Depois disso, às 12h, o grupo visitou as dependências do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (CFCCT). Esse encontro também contou com a presença do secretário municipal do Emprego e Relações do Trabalho, Eliseu Gabriel. Juntos, planejaram uma parceria para criação de cursos profissionalizantes para jovens da região. Além disso, também foi debatida a necessidade de uma programação cultural regular no local.

Em ambos os encontros, o secretário falou sobre a prioridade de potencializar os eventos e incrementar melhorias nos espaços. “Queremos reforçar os trabalhos existentes na região e propor um intercâmbio. A ideia é fortalecer o que já acontece por aqui, além de trazer outros artistas conhecidos e levar os da região para outros locais.”