Secretaria Municipal de Cultura dá início a restauro dos Arcos da Rua Jandaia

Obras têm início no dia 29 e vão restabelecer características originais do local

A Secretaria Municipal de Cultura dá início, no dia 29 de novembro, ao processo de restauro dos Arcos da rua Jandaia, popularmente conhecido como Arcos do Jânio, e tombado pelo Conpresp.

O local irá passar por um processo de restauro para restabelecer suas características originais. Para tanto, serão mantidos os tijolos e guarda-corpos cinzas e os grafites totalmente removidos.

A empresa licitada para o serviço foi a Corpotec e a obra tem previsão de duração de seis meses. O custo total do restauro será de R$ 658.253,11 e os recursos são oriundos do Funcap (Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural e Ambiental Paulistano). 

As receitas do Funcap são constituídas por dotação orçamentária, doações, legados, rendimentos provenientes da aplicação de seus recursos e, principalmente, das multas aplicadas aos proprietários que descumprem as normas de proteção ao patrimônio histórico, cultural e ambiental estabelecidas na legislação vigente. O Fundo existe desde 1985, mas foi utilizado pela primeira vez somente na atual gestão (2013), no restauro do painel frontal do Monumento à Independência, quando as multas começaram a ser realmente cobradas.