"Simbad, o Navegante" é encenada com acrobacias feitas em bambus

Sob a direção de Carla Candiotto, peça entra em cartaz nos teatros municipais João Caetano, Arthur Azevedo, Flávio Império e Centro Cultural Olido, a partir de 11 de junho

Por Letícia Andrade

Adaptação da clássica história presente no livro “As mil e uma noites”, “Simbad, o Navegante” ganha nova leitura nas mãos da diretora Carla Candiotto. Encenado pelo Circo Mínimo, o espetáculo reúne Rodrigo Matheus e o artista convidado Ronaldo Aguiar, do Circo Roda Brasil e Doutores da Alegria, e percorre, entre os dias 11 de junho e 3 de julho, os teatros municipais João Caetano, Arthur Azevedo, Flávio Império e Centro Cultural Olido.

Vencedora de inúmeros prêmios, entre eles o São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem em quatro categorias, a peça conta a história de Simbad, marinheiro que se aventura em sete viagens pelos mares da África e Ásia até retornar rico para sua terra natal, Bagdá. A narrativa é representada pelos dois atores palhaços: Rodrigo, que interpreta Simbad, e Ronaldo, responsável por todos os outros personagens.

Em cena, eles disputam o foco das atenções e não sabem para quem as crianças torcerão. “O Ronaldo nunca vai ser o Simbad, mas tem essa brincadeira da criança poder gostar mais do anti-herói. Os dois sempre se encontram em situações engraçadas, difíceis e se saem bem de todas elas”, diz Carla.

Para apresentar a história, o cenário é composto por uma estrutura feita de bambu, que se transforma em ilhas, barcos, baleias, pássaros, entre outros elementos cênicos. “Para a criança que assiste a tudo, é muito criativo porque ela consegue enxergar um mundo imaginário por meio dessas varas. Assim, ela acha que tudo é possível”, comenta a diretora. As variações narrativas do circo aliadas às do teatro e da dança aguçam a imaginação, como em uma contação de histórias.

Diretora de adaptações infantis premiadas, como a recente “A famosa invasão dos ursos na Sicília”, Carla conta que sempre preza a essência das obras. “Reconto essas histórias para uma época atual ou algo mais lúdico, dependendo da linguagem”. Ela também colaborou na concepção do texto, juntamente com Alexandre Roit e Rodrigo Matheus. “Nessa montagem fica a mensagem que viajar ‘desemburra’. E percebemos que com pouco se faz muita coisa.”

Serviço: | Teatro Municipal João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dias 11 e 12, 16h;

| Centro Cultural Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171 Dias 18 e 19, 16h;

| Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | tel. 2605-8007. Dias 25 e 26, 16h;

| Teatro Municipal Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. | tel. 2621-2719. Dias 2 e 3/7, 16h. 60 min. Livre. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes).