NOTA DE PESAR: UMBERTO MAGNANI

Secretaria Municipal de Cultura lamenta a morte do ator Umberto Magnani

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo lamenta, com grande pesar, a morte do ator Umberto Magnani, em decorrência de um acidente vascular encefálico nesta quarta-feira (25). Umberto tinha 75 anos e faleceu no Rio de Janeiro.

Ano após ano, o público acostumou-se a ver na televisão, Magnani como pai, irmão e, por último, no ar na novela “Velho Chico”, como padre. Embora fosse uma figura conhecida na televisão, o ator tinha uma forte atuação teatral e também cinematográfica. Sua devoção às artes cênicas transcendeu o palco e, nos bastidores, ele foi produtor de espetáculos, professor e um profissional atuante na militância pela conquista de muitos instrumentos de divulgação e sustentação do fazer teatral.

Integrou o coletivo de artistas que em 1999 organizou o movimento Arte Contra a Barbárie, sendo este responsável pela criação da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo em 2002. O ator também fez parte da comissão julgadora do programa na 10ª edição em 2007.

No ano passado, fez parte da programação da Virada Cultural com o espetáculo Elza e Fred – O Amor Não Tem Idade, ao lado da atriz Ana Rosa.

Assim, nos solidarizamos com os familiares, amigos e admiradores.

Maria do Rosário Ramalho
Secretária Municipal de Cultura