“Emquadros” discute relações da polícia com jovens da periferia

Peça do grupo Mudança de Cena é apresentada no dia 11 de dezembro, no Centro Cultural da Juventude


“Emquadros” apresenta diversos relatos reais de violência policial

Por Letícia Andrade

Em outubro de 2013, a Vila Medeiros, bairro da Zona Norte paulistana, parou para protestar a morte do jovem Douglas Rodrigues, de 17 anos, baleado por um policial militar. Dois anos depois, o caso, que comoveu a população local, é relembrado no espetáculo “Emquadros”, do grupo teatral Mudança de Cena. A apresentação acontece no dia 11 de dezembro, no Centro Cultural da Juventude (CCJ).

 “Existem muitos acontecimentos como esse, mas que normamente ninguém sabe o nome da pessoa. Neste caso, por causa da revolta acabou se criando um símbolo. Por isso queríamos manter a memória”, afirma o diretor Leandro Senna. Segundo ele, a peça foi criada para propor um diálogo entre policiais e jovens da periferia, principalmente.

Em “Emquadros”, os atores partem do caso de Douglas para construir diversos outros relatos reais de violência policial. “Aos poucos fomos criando um olhar mais amplo em cima das versões oficiais. Buscamos informações na mídia e também conversamos diretamente com as pessoas envolvidas”, conta Senna.

Nesta montagem, o grupo utilizou técnicas do teatro fórum, onde o público é convidado a participar da ação cênica para propor soluções ao problema apresentado. “Nosso pensamento era criar ago que fosse razoável e inteligível para todos. É um espaço pacífico que o teatro possibilita”, explica o diretor.

Serviço: | Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. Dia 11, 20h. 60 min. +12. Grátis (retirar ingresso, até dois por pessoa, a partir das 19h, na recepção do CCJ)