Mostra “Brasil em preto e branco” traz novas referências ao país

Obras de 20 artistas brasileiros ficam expostas até o dia 21 de fevereiro, no CCSP


Pinturas do artista Aldo Bonadei são um dos destaques da mostra

Por Letícia Andrade


“Existe uma visão estereotipada da cultura brasileira”, diz Felipe Scovino, o curador da exposição “Brasil em preto e branco”, que será aberta dia 14 de novembro, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Para buscar novas interpretações ao que se conhece ou é propagado na mídia, a mostra selecionou 60 pinturas de aproximadamente 20 artistas brasileiros, que possuem obras na Coleção de Arte da Cidade.

As pinturas selecionadas não possuem as cores vibrantes, o retorno as culturas fundadoras do país ou uma pintura social engajada. “Quero revelar uma outra possibilidade de Brasil. Algo menos solar, com uma atmosfera mais densa e ruidosa. Por isso, o título ‘preto e branco’, porque traz aspectos menos alegres, menos festivos”, explica o curador.

A construção dessa narrativa partiu de três momentos históricos que dialogam, justamente, com a forma de expressão de cada um destes artistas, considerando o tempo em que se inserem. O primeiro destes núcleos é a produção artística que inicia no governo de Getúlio Vargas e segue até a época de Juscelino Kubitschek. Já o segundo período contempla obras produzidas durante a ditadura militar. Por fim, existe um núcleo que representa a contemporaneidade.

Essa cronologia foi escolhida para se confrontar a visão do país que foi construída a partir da década de 1960 através da arquitetura, das linguagens construtivas e da bossa nova. Segundo o curador, esses movimentos foram impróprios para a perspectiva do Brasil no exterior. “Não coloco em xeque esses produtos culturais, mas como o país era visto pela crítica internacional”, conclui.

Serviço:| Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco/Sala Tarsila do Amaral. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002.  Abertura: dia 14, 15h. Até dia 21/2/2016. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e  feriados, das 10h às 18h. Grátis (não é necessário retirar ingressos).