Balé da Cidade de São Paulo volta aos palcos com “Abrupto.”, “O balcão de amor” e “Cantares”

Espetáculos serão apresentados no Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró, entre os dias 13 e 22, e no Centro Cultural São Paulo,dias 27, 28 e 29

Por Fernanda Matricardi

De 13 a 22 de novembro, a companhia Balé da Cidade de São Paulo (BCSP) leva a dança contemporânea ao palco do Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró. É a primeira apresentação do grupo no local desde a reforma de modernização que aconteceu em setembro deste ano. Os espetáculos “Abrupto.”, “O balcão de amor” e “Cantares” integram a programação. O mesmo repertório será apresentado no Centro Cultural São Paulo nos dias 27, 28 e 29.

Criada para o BCSP em 2013, “Abrupto.” é assinada pelo coreógrafo brasileiro Alex Soares, ex- bailarino do BCSP.Com músicas do compositor estoniano Arvo Pärt, como Mein Weg e Silentium, a apresentação encena o momento da catarse e seus desdobramentos. Trata-se do instante no qual o ser humano vivencia uma descarga emocional intensa, que resulta em um estado de esgotamento e ampliação de consciência. “’Abrupto.’, assim como numa trajetória de vida, também nos confronta com modelos de relações onde indivíduo e grupo estão conectados de maneira imprevisível”, conta Raymundo Costa, assistente de direção do BCSP.

Já o duo “O balcão de amor” foi desenvolvido para a companhia pelo israelense Itzik Galili, em 2014. O coreógrafo independente se inspirou na música cubana para criar uma peça cheia de energia. “Ele funde inumeráveis faíscas cômicas, solto, sexy e cheio de adorável absurdo“, conta Costa. O repertório musical do espetáculo é composto de mambos do compositor cubano Perez Prado.

Finalmente, o premiado coreógrafo argentino Oscar Araiz, apresenta a peça “Cantares”, desenvolvida em 1982 para o Ballet du Grand Théatre de Genève e remontada para o BCSP em 1984, 1990 e 2013. A produção, mantida exatamente como foi criada, é parte da obra “Ibérica”, inspirada na poesia, na pintura e na música espanhola. Interpretada por mulheres ao som da Rapsódia Espanhola, de Maurice Ravel, a coreografia retrata a temática do feminino e da cultura hispânica.

Fundado em 1968, o BCSP é um grupo artístico integrante do Theatro Municipal de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. Em mais de 40 anos de trajetória, a companhia acumula diversas apresentações no Brasil e no exterior, marcadas pelo rigor técnico e aclamadas pela crítica e pelo público. “Na companhia, o grande destaque é a força do conjunto, mas podemos destacar os bailarinos Vivian Navega e Cleber Fantinatti ou Camila Ribeiro e Hamilton Felix, que dançarão o duo de O Balcão de Amor”, finaliza Raymundo Costa.

Serviço: Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró. Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5546-0449 e 5686-8440. De 13 a 22. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h

| Centro Cultural São Paulo - Área de Convivência e Espaço Flávio Império (Foyer). Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do Metrô. Centro. Dias 27 e 28, 21h. Dia 29, 20h. Grátis