Gincana Cultural no CCSP antecipa o Dia das Crianças

Nos dias 10 e 11 de outubro, encontro reúne 14 atrações de música, teatro, contação de histórias, circo e brincadeiras


Cia. Stromboli utiliza bonecos para encenar o espetáculo musical
“O casamento da Dona Baratinha”


Por Mariane Roccelo


Para comemorar o dia das crianças (12 de outubro), o Centro Cultural São Paulo preparou uma programação especial durante os dias 10 e 11. Na “#Gincana cultural CCSP - Um fim de semana com a família”, os próprios artistas são os mestres de cerimônia e acompanham os visitantes pelos espaços do polo cultural. No total, são 14 atrações reunindo música, teatro, contação de histórias, circo e brincadeiras.

Abrindo a gincana no sábado, às 12h30, o Coletivo Akalanty’s leva seu projeto artístico, Picadeiro Cultural, para crianças e adolescentes. Nele, o grupo encena o espetáculo “Um mundo chamado picadeiro”, que conta a história de Lica, uma menina que, após se perder da família durante um piquenique, encontra o menino de um mundo diferente, o picadeiro, e ele a ajuda a reencontrar os parentes depois de muitas aventuras.

Às 13h30, o palhaço Olegário apresenta “O maior anão do mundo que fugiu da Terra” e, em seguida, convida o público a acompanhá-lo até a Sala de Leitura Infantojuvenil da Biblioteca Sérgio Milliet para participar da contação de histórias “Esses viajantes e suas historietas” com a Cia. Arte Negus, atividade que se repete no domingo. Às 15h30, o palhaço Benedito Fri-Fri e a musicista Maria Caró brincam com o público do CCSP com suas “Palhaçarias I”. Em seguida, às 17h, a dupla une literatura de cordel e fábulas no espetáculo “O livro de imaginar e Uma história sobre cueca, pum e goiaba”.

O domingo começa com o teatro de bonecos “O casamento da Dona Baratinha”, às 11h, e, às 12h, o grupo Esopo em Dó Maior apresenta “O alfaiate no final do universo”, adaptação livre do conto “O alfaiate valente”, dos irmãos Grimm. Às 13h, o Projeto Mulga utiliza a criação de máscaras e teatro de sombras para propor ao público atividades musicais e manuais. Em seguida, às 15h30, os palhaços Joel e Olegário convidam o público para mais um passeio, o “Palhaçarias II”. Mais tarde, às 17h, encenam a peça “Cine circo”, peça com referências no cinema, como os filmes do 007 e do Harry Potter.

Às 16h, a Cia. Trupe DuNavô traz o espetáculo com palhaços “Refugo”, que conta a história do encontro lúdico entre um lixeiro e uma moradora de rua que, juntos, descobrem a beleza em meio à frieza das ruas. Encerrando a Gincana Cultural, às 18h, o público é convidado a interagir com os músicos Filó Machado e Felipe Machado no “Projeto Gerações, show com muito jazz e bossa nova.”

Serviço: Centro Cultural São Paulo. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. Tel. 3397-4001. Grátis (Não é necessário retirar ingresso)

Veja programação completa

#GINCANACULTURALCCSP - UM FIM DE SEMANA COM A FAMÍLIA - Parceria Chess Produções.

UM MUNDO CHAMADO PICADEIRO
Coletivo Akalanty’s (projeto Picadeiro Cultural, que atende crianças e adolescentes do bairro de Brasilândia, zona norte). Com Amanda Rojas, Caíque Sousa, Vinicius Negreiros e outros. 60 min.
Família de palhaços decide fazer um piquenique, mas a menina Lica se perde, brincando com uma bolinha, e conhece o menino de um mundo diferente, o Picadeiro. Ele decide ajudá-la a reencontrar o caminho para a casa, tarefa nada fácil, pois exige coragem dos dois ao terem de atravessar diversos países. A peça integra a programação do Circuito São Paulo de Cultura.
| Sala Jardel Filho. Dia 10, 12h30

O MAIOR ANÃO DO MUNDO QUE FUGIU DA TERRA
Texto, dir. e interpretação: Leonardo Santiago (palhaço Olegário). 70 min.
Procurado pelos donos dos maiores circos do mundo, o maior anão do planeta chega ao Brasil para uma apresentação. Com confusões, músicas e acrobacias, o palhaço Olegário diverte a plateia e, depois da apresentação, conduz o público até uma contação de histórias na Biblioteca Sérgio Milliet, no CCSP.
| Espaço Flávio Império (foyer). Dia 10, 13h30

ESSES VIAJANTES E SUAS HISTORIETAS
Contação de histórias com a Cia. Arte Negus (Augusto Figliaggi e Elaine Guarani). 50 min.
Serão apresentados ao público Cabeça e Magreta, dois viajantes que andaram por vários locais do Brasil, desde pequeninas vilas perdidas a grandes cidades.
| Sala Infantojuvenil da Biblioteca Sérgio Milliet. Dia 10, 14h30

PALHAÇARIAS I
Texto, dir. e interpretação: Cadu Souza (palhaço Benedito Fri-Fri) e Maria Carolina S. Santos (musicista Maria Caró). 30 min.
Unindo literatura de cordel, palhaçadas e cantoria, o palhaço Benedito Fri-Fri e a musicista Maria Caró se intrometerão na rotina do CCSP fazendo brincadeiras com o público.
| Espaço Flávio Império (foyer) e área de convivência. Dia 10, 15h30

NO CORDEL DO BENEDITO
Texto, dir. e interpretação: Cadu Souza (palhaço Benedito Fri-Fri) e Maria Carolina S. Santos (musicista Maria Caró). 70 min.
Por meio de literatura de cordel, contos populares, fábulas inéditas, sons da natureza e ritmos brasileiros, o palhaço Benedito Fri-Fri e a musicista Maria Caró apresentam os espetáculos “O livro de imaginar” e “Uma história sobre cueca, pum e goiaba”.
| Espaço Flávio Império (Foyer). Dia 10, 17h

O CASAMENTO DA DONA BARATINHA
Cia. Stromboli. Dir.: João Grembecki. Artistas-manipuladores: João Grembecki e Affonso Lobo. Com José Rubens Siqueira e Carú Lima. 60 min.
Músicas populares e bonecos contam a história de uma baratinha que deseja encontrar o marido ideal e, para isso, investiga diversos bichos: o jacaré, o sapo, o carneiro, o macaco e o rato, até encontrar quem ela goste.
| Espaço Flávio Império (foyer) e área de convivência. Dia 11, 11h (às 12h30, a companhia realiza uma intervenção)

O ALFAIATE NO FINAL DO UNIVERSO
Esopo em Dó Maior. Texto e narração: Markito Alonso. 40 min.
Adaptação livre do conto “O alfaiate valente”, dos irmãos Grimm. Confinado no último restaurante do espaço sideral, um alfaiate pega sua nave e decide desbravar o universo, onde conhece os Guardas Imperiais e os Piratas do Universo.
| Espaço Flávio Império (foyer) e área de convivência. Dia 11, 12h

PROJETO MULIGA
Coreografia e máscaras: Cynthia Domenico. Músicos: Julli Pop, Guilherme Chiappetta e Tatá Muniz. 80 min.
Composto de prática de criação de máscaras e teatro de sombras, o Projeto Muliga surgiu a partir do livro de mesmo nome. Leve, pop e colorida, a apresentação propõe atividades musicais e manuais desenvolvidas especialmente para serem realizadas com a família e amigos. Utilizando-se do livro, o grupo convida os pequenos a cantar junto e exercer sua criatividade.
| Espaço Flávio Império (foyer) e área de convivência. Dia 11, 13h

ESSES VIAJANTES E SUAS HISTORIETAS
Contação de histórias com a Cia. Arte Negus (Augusto Figliaggi e Elaine Guarani). 50 min.
| Sala Infantojuvenil da Biblioteca Sérgio Milliet. Dia 11, 14h30

PALHAÇARIAS II
Com Leonardo Santiago (palhaço Olegário) e Marcelo Cozza (palhaço Joel). 30 min.
Os palhaços Joel e Olegário tomam os espaços do CCSP e levam o público para um passeio extraordinário.
| Espaço Flávio Império (foyer) e área de convivência. Dia 11, 15h30

REFUGO URBANO
Trupe DuNavô. Texto: Gabi Zanola e Renato Ribeiro. Dramaturgia: Nereu Afonso. Dir.: Suzana Aragão. 55 min. +5 anos.
Dois palhaços se conhecem: um lixeiro comedido e organizado e uma moradora de rua vibrante e emocional, que guarda um universo único debaixo de seus sacos plásticos e papelões. Entre o lixo e os restos de sobrevivência, juntos descobrem o que há de mágico na trágica crueza das ruas.
| Sala Jardel Filho. Dia 11, 16h (haverá audiodescrição)

CINE CIRCO
Com Leonardo Santiago (palhaço Olegário) e Marcelo Cozza (palhaço Joel). 60 min.
Os palhaços Joel e Olegário são péssimos atores, mas apaixonados por cinema. Cansados de fazer figuração em filmes alheios, a dupla decide dirigir e atuar sua própria produção. São relembrados filmes como as sagas “007” e “Harry Potter”.
| Espaço Flávio Império (foyer). Dia 11, 17h

FELIPE MACHADO E FILÓ MACHADO
Projeto Gerações. Com Filó Machado (violão e voz), seu neto, Felipe Machado (violão e voz) e Fábio Leandro (piano).
Avô e neto dividem o palco para interpretar obras da música brasileira, canções autorais de Filó Machado e standards da bossa nova e do jazz.
| Sala Adoniran Barbosa. Dia 11, 18h