Centro Cultural da Juventude tem oficina de drones

A partir do dia 10 de outubro, oficina abordará diferentes aplicações do equipamento, como seu uso enquanto instrumento de vídeo, valores de mercado e regulamentações nacionais para sua utilização


Oficina aborda as diferentes aplicações possíveis dos drones,
como valores de mercado, seu uso como instrumento de vídeo
e regulamentações nacionais para sua utilização



Por Luísa Bittencourt


Desenvolvido originalmente para fins militares –de vigilância, reconhecimento e, inclusive, ataques aéreos –, o Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), conhecido popularmente como drone, tem sido utilizado em outras áreas como, por exemplo, o audiovisual. Comandados à distância por controle remoto, mais parecem pequenos helicópteros, cujas câmeras acopladas podem produzir imagens fora do convencional.

Para entender a lógica desses aparelhos, dentro da área do audiovisual, o editor e cinegrafista Adriano Conceição ministra a partir do dia 10, aos sábados, uma oficina de drones, no Centro Cultural da Juventude (CCJ). Na ocasião, Adriano irá abordar as diferentes aplicações possíveis, como seu uso enquanto instrumento de vídeo, valores de mercado e regulamentações nacionais para sua utilização.

“Hoje, o campo de utilização é muito grande: agropecuária, sistemas de segurança e esportes radicais. Muitos acham, inclusive, que há a possibilidade de que o drone substitua alguns equipamentos, como a grua. Dentro do audiovisual, ele é uma soma nas cenas”, afirma Adriano. “Sabendo onde utilizar e aplicar o drone, as produções ficam mais ricas no que diz respeito à montagem do vídeo”, explica.

Atualmente, tendo em vista o uso disseminado dos drones, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estuda a regulamentação mais específica dessas aeronaves remotamente pilotadas, levando em consideração os riscos e a complexidade do uso. O projeto de regulamentação encontra-se ainda em fase de audiência pública. Para participar da oficina no CCJ, é necessário ter mais de 18 anos e assinar termo de responsabilidade sobre o equipamento.

Serviço: +18 anos. 12 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Será necessário assinar termo de responsabilidade sobre o equipamento. Haverá seleção. Centro Cultural da Juventude – ateliê. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. De 10 a 31. Sáb., das 13h às 17h. Grátis