Mês da Cultura Independente terá programação na Semana da Mobilidade

Shows nos Terminais de Ônibus, passeios ciclísticos e exibição de filme integram programação, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro

A Semana da Mobilidade, evento anual que acontece este ano de 2015 entre os dias 18 e 25 de setembro, contará, em sua programação, com eventos que integram o Mês da Cultura Independente (MCI), realizado pela Secretaria Municipal de Cultura: passeios ciclísticos promovidos pelo Bike Tour SP, exibição do filme “Bikes X Carros” e O projeto Música nos Terminais, que  traz artistas independentes tocando ao vivo nos terminais de ônibus da capital.

O projeto Música nos Terminais traz artistas independentes para se apresentar em diversos terminais de ônibus da cidade, entre os dias 21 e 24. No dia 21, o grupo gaúcho Picanha de Chernobill se apresenta no Terminal Pirituba. A dupla nordestina Caju e Castanha faz sua apresentação no dia 22, no Terminal de Cidade Tiradentes. Já no dia 23, é a vez da rainha do ragga brasileiro, Lei di Dai, trazer o melhor da música jamaicana ao Terminal Parque Dom Pedro. A última apresentação, do palhaço Bagunço, acontece dia 24, no Terminal João Dias. Todos os shows acontecem às 18h30.

No dia 24, às 19h, no Centro Aberto do Largo São Francisco será exibido o documentário “Bikes X Carros”, produzido pela Maria Farinha Filmes, em que são discutidas questões como a influência da bicicleta nas decisões sobre mobilidade urbana e como o lobby da indústria dos carros afeta a maneira como as cidades são construídas.

Já o o Bike Tour SP promove passeios gratuitos de bicicleta pelo Centro de São Paulo, nos dias 12, 13, 19, 20, 26, 27. Os grupos são formados por 10 pessoas, acompanhadas por monitores e equipadas com sistema de áudio acoplado ao capacete, por meio do qual recebem informações e curiosidades sobre os pontos visitados durante o percurso. Nesta edição, serão realizadas duas rotas exclusivas: Graffiti e Centro Novo.

Semana de Mobilidade
A Semana de Mobilidade pretende mostrar a mudança de postura de toda a sociedade paulistana no esforço para a redução de acidentes e por uma mobilidade urbana sustentável, segura e acessível que priorize o uso democrático do sistema viário pelos seus diversos atores – pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas/passageiros.
 
Sob a égide do conceito de Mobilidade Urbana Sustentável, está a prioridade à circulação dos pedestres e ciclistas em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de automóveis (transporte individual motorizado). Está, também, a necessidade de se priorizar e investir no transporte público coletivo. O evento tem coordenação CET, SPTrans e Secretaria de Transportes, com realização intersecretarial.

Saiba mais sobre o evento


Confira a programação do MCI

BIKE TOUR SP ESPECIAL
Dias 12, 13, 19, 20, 26, 27
Horários: 10h30 (rota Centro Novo) / 12h (rota Arte Urbana)  / 13h30 (rota Centro Novo)  / 15h (rota Arte Urbana)
Inscrição pelo site www.biketoursp.com.br (vagas limitadas)
Grátis

CINEMA AO AR LIVRE: BIKES X CARROS
Dia 24, às 19h
Centro Aberto - Largo São Francisco
Gratis

MÚSICA NOS TERMINAIS
Dia 21, às 18h30: Picanha de Chernobill
Terminal Pirituba - Av. Dr. Luís Felipe Pinel, 60 - Pirituba

Dia 22, às 18h30: Caju e Castanha
Terminal da CidadeTiradentes
Rua Sara Kubitscheck, 165 - Cidade Tiradentes

Dia 23, às 18h30: Lei di Dai
Terminal Parque Dom Pedro
Parque Dom Pedro II, S/N - Centro, São Paulo – SP

Dia 24, às 18h30: Bagunço
Terminal João Dias
Av. João Dias, 5167 - Jardim Santo Antonio, SP