Quinteto Pauliceia se apresenta com João Poleto na BMA

Projeto “Chorinho no Terraço” reúne os artistas no dia 29 de agosto


Juntos desde 2014, grupo planeja lançar álbum inspirado
no projeto “Chorinho no Terraço”


Por Letícia Andrade

Depois de mais de um século e meio de existência, o choro continua atraindo muitos artistas e interessados. Para reunir alguns desses músicos, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) criou o projeto “Chorinho no Terraço” em que, todo mês, um solista e uma banda se apresentam com os anfitriões do Quinteto Pauliceia. Somente em agosto, o grupo já se apresentou com Ricardo Valverde Trio, acompanhado de Luizinho 7 cordas e Koka Pereira Nascimento. No dia 29, é a vez do flautista e saxofonista João Poleto.

Juntos desde o início do projeto, em 2014, o Quinteto Pauliceia é formado por Emiliano Castro (violão 7 cordas), Douglas Alonso (percussão), Ildo Silva (cavaquinho), Fábio Leão (violoncelo) e Gabriela Machado (flauta). Segundo o compositor e arranjador Emiliano Castro, todos os convidados são compositores e contribuem com músicas autorais. “A gente não ensaia tudo que vai ser apresentado, boa parte é no improviso. Isso ajuda o repertório a ficar muito variado”, diz.

A experiência do grupo com esse amplo repertório permite planos futuros para o lançamento de uma coletânea. “Com a conclusão desse segundo ano do projeto, queremos começar a pensar em um disco inspirado nessa trajetória”, conta Castro.

Com uma carreira consolidada, Poleto já gravou com Fabiana Cozza, Carlinhos Vergueiro, Borba e Rogério Rochilitz. Em 1994, o compositor ganhou o prêmio APCA pela trilha da peça “Entre o Céu e o Mar”, de Ilo Krugli e, em 2004, o prêmio Shell de melhor música pela peça “Bodas de Sangue”, de Carlos Saura. Também já acompanhou artistas como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Ângela Maria, Beth Carvalho e Maria Alcina.

Alguns dos músicos que já se apresentaram esse ano no projeto são Ricardo Herz, Alessandro Penezzi, Messias Britto, Lado B do Lua e Papo de Anjo. Entre as atrações que devem se apresentar até o final do ano estão Fabio Peron, Alexandre Ribeiro, Cadeira de Balanço e Izaías e Seus Chorões. Outro espaço dedicado ao choro é o Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo, reinaugurado no dia 18 de agosto.

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade – terraço. R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro. | tel. 3775-0002. Dias 29, 15h. Livre. Grátis (Não é necessário retirar ingresso).