Documentário sobre o rapper Sabotage estreia no Cine Olido

Dirigido por Ivan 13P, “Sabotage – O Maestro do Canão” fica em cartaz entre 13 e 30 de agosto, integrando o projeto Em Cartaz no Cine Olido

Sabotage

Por: Mariane Roccelo

“Se você quer saber o que é o rap nacional: Sabotage”, afirma Paulo Miklos, guitarrista e cantor da banda Titãs, em trecho do documentário “Sabotage – O Maestro do Canão”, dirigido por Ivan 13P. O longa-metragem, em cartaz no Cine Olido entre os dias 13 e 30 de agosto, apresenta a trajetória e a importância deste rapper no cenário musical brasileiro. 

Ivan 13P conta que decidiu fazer um documentário sobre Sabotage após realizar o documentário “Favela no Ar” (2002), sobre o Hip Hop paulista. “Ali eu já tinha sentido que ele tinha se diferenciado de todos os rappers que havíamos entrevistado”, conta. No ano seguinte, na manhã do dia 24 de janeiro, Sabotage foi assassinado em uma avenida no bairro da saúde.  

Segundo o diretor, a maior parte dos documentos encontrados durante a produção do documentário foi gravada em mídias antigas, como o VHS, fazendo com que a produção trabalhasse com todos os suportes de mídia que existiram nos últimos anos. “O documentário tem mesmo esse caráter de resgate de material de arquivo, de achar coisas que estavam lá guardadas e conseguir divulgar isso”, explica Ivan. Com apenas uma entrevista gravada com o rapper, foi necessário fazer uma ampla pesquisa em busca de conteúdo para o documentário. “Com o material que tínhamos, a gente deu uma peneirada boa”, conclui. 

Mauro Mateus dos Santos, o Sabotage, nasceu na zona sul de São Paulo, na favela do Canão, e ali viveu a infância e boa parte da adolescência. Ex-interno da FEBEM (Atual Fundação CASA), o rapper nunca escondeu seu envolvimento com o tráfico de drogas e com o crime organizado, pelo qual foi indiciado duas vezes. 

Influenciado por grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Noel Rosa, Sabotage lançou dois CDs em vida, “Supervisionando a sociedade” (1997), e “Rap é compromisso” (1999). Além disso, participou dos filmes “O Invasor” (2001), de Beto Brant, e “Carandiru” (2003), de Hector Babenco.


Serviço: Cine Olido - Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171.| Dias 13 e 16, 15h. Dias 14, 15, 20, 21 e 22, 17h. Dias 25, 26, 27, 28, 29 e 30, 19h