Teatro Flávio Império promove um mês inteiro de atrações gratuitas

Espetáculos de teatro, circo, música e dança fazem parte da programação

Reforçando ainda mais a presença da produção artística da Zona Leste, o Teatro Flávio Império promove, todos os finais de semana de agosto, espetáculos gratuitos de teatro, circo, música e dança gratuitos. A programação dá início a uma nova proposta para o espaço, visando promover e divulgar a produção artística da região. 

Na programação de teatro, está a peça “Curra – Temperos Sobre Medeia”, do Grupo Contadores de Mentira. Ambientado em uma cozinha, o espetáculo recria o mito grego de Medeia. Há também diversas opções de circo e teatro infantil, com destaque para “Uma arriscada trama de picadeiro e asfalto”, do Circo Teatro Palomar. 

Entre as apresentações musicais, estão a cantora Tita Reis, a banda Samba da Família, o músico Rincon Sapiência e o rapper Nego E. Integra também a programação duas coreografias, uma do Grupo Ximbra e outra do Grupo Batakerê. 

Serviço: Teatro Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. | tel. 2621-2719.  De 1 a 30. Grátis. 

UMA ARRISCADA TRAMA DE PICADEIRO E ASFALTO (circo)
Circo Teatro Palombar. Com Henrique Nobre, Paulo Wesley, Leonardo Galdino e outros. 60 min. Livre.
Vendedor de pipocas realiza o sonho de ingressar numa companhia circense, mergulhando, então, na memória das artes do picadeiro desde a antiguidade até sua chegada no Brasil e o circo contemporâneo. Na apresentação, são realizados números que mesclam teatro, acrobacia, malabarismo, aéreos, entre outras técnicas.
| Área externa. Dias 1º e 2, 16h

CURRA - TEMPEROS SOBRE MEDEIA
Contadores de Mentira. Dir. e dramaturgia: Cleiton Pereira. Dir. e criação musical: Michael Meyson. Com Arnaldo dos Anjos, Cleiton Pereira, Daniele Santana e outros. 80 min. +12 anos
Em uma cozinha, ambientada em um terreiro, recria-se o mito de Medeia por meio da dança, da comida e da música. Na história, Jasão é um orixá incorporado pelo Cozinheiro; Medeia tem a força de Iansã; Glauce, sua inimiga, a beleza de Oxum; Creonte, senhor do terreiro, exige seu direito à propriedade; enquanto as crianças cegas, “Erês”, decidem sobre o futuro de Medeia.
| Teatro. Dia 1º, 20h. Dia 2, 19h

O CUSCUZ FEDEGOSO
Buraco d’Oráculo. Dir.: Eleizete Gomes. Texto: Edson Paulo. Com Edson Paulo, Heber Humberto, Lu Coelho e outros. 50 min. Livre
Ao vender sua especialidade a um pedinte, Dona Maria do Cuscuz percebe que ele finge estar passando mal para não ter de pagar. Desesperada, ela pede ajuda a uma vendedora de ervas medicinais charlatã para que tente identificar a suposta doença. 
| Área externa. Dias 8 e 9, 16h 

CALADO
Cia. Mimicalado. Dir.: Beatriz Calado. Intérprete-criador: Leandro Calado. 60 min. Livre
Espetáculo que homenageia os grandes mestres da mímica, começando com a técnica da “mímesis corpórea”, desenvolvida pelos gregos, passando pelo criador da didática da mímica corporal dramática, Etiene Decroux, pela pantomima do francês Marcel Marceau e pelo uso da mímica atual por palhaços, atores, músicos e manipuladores de bonecos. 
| Teatro. Dias 15 e 16, 16h

O BONECO DO MARCINHO
Cia. Extremos Atos. Intérprete-criador: Emerson Alcalde. 60 min. Livre
De dentro de uma caixa, um boneco, soldadinho de guerra, narra a convivência que teve com o garoto Marcinho, seu dono. 
| Teatro. Dias 22 e 23, 16h


TITA REIS
Com mais de dez anos de estrada, a banda mostra canções de seu primeiro CD, “Sujeito periférico”, além de novas composições do próximo trabalho. 
| Área externa. Dia 8, 20h

SAMBA DE FAMÍLIA
Tocando samba tradicional, de terreiro, de quadra e partido alto, o grupo tem como inspiração grandes compositores e grupos do gênero, como Candeia, Cartola, Paulinho da Viola, Originais do Samba e Exporta Samba.
| Teatro. Dia 9, 19h

RINCON SAPIÊNCIA
Acompanhamento musical: DJ A.S.M.A. +10 anos.
No repertório do show, estão sucessos presentes nas rádios, como "Elegância" e "Sair pra gastar", além de trabalhos recentes, como os singles da série Novembro Manicongo, músicas que abordam a consciência e a valorização da afrodescendência, e o repertório do EP "SP gueto BR". O disco lançado em 2014 trata, com irreverência, de temáticas que vão da crítica social à exaltação do povo brasileiro
| Teatro. Dia 29, 19h

NEGO E
Participações especiais: Curumin, Tássia Reis, Xênia França, Lucas Cirillo, DJ Nyack e Max B.O.
Nascido e criado na zona leste, Nego E foi apontado como artista revelação do hip-hop em 2014 pela revista Rolling Stone. Neste show, ele apresenta composições de seu primeiro álbum oficial, “Autorretrato”, com influências da música negra norte-americana, percussões africanas e, principalmente, ritmos brasileiros. 
| Teatro. Dia 30, 19h


NÚCLEO XIMBRA
Espetáculo: “Fôlego”. Dir. e coreografia: Edson Lima. Com Edson Lima, Joyci Morgado, Denis Lima e outros. 50 min. Livre
Explorando limites físicos e emocionais em metáforas sobre nossas conexões materiais e imateriais, as cenas usam o fôlego de forma literal e subliminar, apontando para o que nos põe e nos tira do eixo.
| Teatro. Dia 15, 20h. Dia 16, 19h

GRUPO BATAKERÊ
Espetáculo: “Girar”. Dramaturgia: Tadeu Renato. Dir.: Pedro Peu. Com Silvana de Jesus, Pedro dos Santos, Edson dos Santos Silva e outros. 60 min. Livre
“Girar” é a encruzilhada entre memória e presente, sagrado e profano. O espetáculo apresenta o encontro da capoeira com o samba de roda, o tambor de crioula e o jongo como expressões de resistência poética e política.  
| Teatro. Dia 22, 20h. Dia 23, 19h