Ópera “Thaïs”, sucesso na Itália, chega ao Theatro Municipal

Com direção e regência de Alain Guingal, montagem é apresentada entre os dias 23 de julho e 2 de agosto

A história narra as tentativas do monge Athanaël de converter ao cristianismo
 a famosa cortesã de Alexandria, Thaïs (Foto: Ramella)


Por Gilberto De Nichile

A montagem da ópera “Thaïs”, de Jules Massenet e produzida pelo diretor italiano Stefano Poda em Turim, Itália, foi considerada pela revista BBC Music como uma das vinte melhores das últimas duas décadas. A ópera será apresentada do dia 23 de julho a 2 de agosto no Theatro Municipal de São Paulo.

Com regência e direção musical do maestro francês Alain Guingal, “Thaïs” conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal, do Coro Lírico Municipal de São Paulo e do Balé da Cidade de São Paulo. No elenco internacional de solistas, a soprano albanesa Ermonela Jaho reveza com Sara Rossi Daldoss, da Bréscia, no papel de Thaïs, enquanto os barítonos Lado Ataneli, da Geórgia, e o francês André Heyboer, alternam-se no papel do monge Athanaël.  

Para compor “Thaïs”, Massenet e seu libretista, Louis Gallet, ambos franceses, inspiraram-se no romance homônimo, do conterrâneo Anatole France. A história, ambientada no Egito, durante o período romano, narra as insistentes tentativas do monge Athanaël, de converter ao cristianismo a famosa cortesã de Alexandria, Thaïs.

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo. Pça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Dias 23, 25, 26, 30, 1º/8, 20h. Dia 2/8, 18h. R$ 50 a R$ 120. No dia 18/7, 17h, o jornalista e professor Irineu Franco Perpétuo realiza palestra gratuita sobre a ópera.