Bibliotecas públicas reúnem obras de Orson Welles em mostra que comemora seu centenário

'Cidadão Welles: 100 anos depois' traz a exibição gratuita de 17 filmes entre os dias 2 e 31 de maio


"A Dama de Shangai" é um dos títulos selecionados para mostra

Por Natália Tayota

No ano em que se relembra os 100 anos do nascimento e os 30 anos de morte do ator e cineasta norte-americano George Orson Welles, as Bibliotecas Públicas Roberto Santos e Viriato Corrêa em parceria com a Casa Guilherme de Almeida e o Museu da Imagem e do Som (MIS) promovem, de 2 a 31 de maio, a mostra “Cidadão Welles: 100 anos depois”, na qual são exibidos 17 títulos da sua carreira.

A mostra abre com “Cidadão Kane” (1941), primeiro longa-metragem dirigido por Welles, que narra a vida de um magnata da comunicação norte-americana, baseado na história do milionário William Randolph Hearst. O filme, que ganhou o Oscar de melhor roteiro em 1942, marcou a história do cinema pelas inovações que trouxe à linguagem cinematográfica. Em 1998, “Cidadão Kane” foi escolhido como o melhor filme de todos os tempos, em uma votação realizada pelo American Film Institute (AFI).

Na sessão do dia 2, na Viriato Côrrea, após a exibição do filme, acontece a palestra “Welles, vanguarda e a recepção crítica de Guilherme de Almeida”, com Donny Correia, coordenador de programação da Casa Guilherme de Almeida. Já no dia 3, na Roberto Santos, o crítico e pesquisador de cinema Luiz Carlos Oliveira Jr. ministra a palestra “Orson Welles e a invenção do cinema moderno”.

A exibição de “O Processo” (1962), obra baseada no romance homônimo de Franz Kafka, também é seguida da palestra “O mundo como labirinto”, com Luiz Carlos Oliveira Jr. Além dos filmes dirigidos por Orson Welles, a seleção reúne obras em que ele trabalhou como ator, entre os títulos estão “Moby Dick” (1956), dirigido por John Huston e “Jane Eyre” (1943), de Robert Stevenson.

Serviço:
|Biblioteca Pública Roberto Santos (Temática em Cinema). Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul. Tel. 2273-2390. De 2 a 31. Grátis.
|Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica). Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul. Tel. 5573-4017 e 5574-0389. De 2 a 31. Grátis.

Confira a programação completa:

| Os filmes são exibidos em DVD.

A MARCA DA MALDADE 
(Touch of Evil, EUA, 1958, 95 min). Dir.: Orson Welles. Com Janet Leigh, Charlton Heston, Orson Welles e outros. +16 anos.
Ao investigar um assassinato, chefe de policia mexicano, em lua de mel perto da fronteira com os Estados Unidos, entra em choque com um corrupto detetive americano.
| BP Viriato Côrrea. Dias 2 e 23, 14h

CIDADÃO KANE
(Citizen Kane, EUA, 1941, 119 min). Dir.: Orson Welles. Com Orson Welles, Dorothy Comingore, Joseph Cotten e outros. +12 anos.
Jornalista investiga o significado da palavra “Rosebud”, pronunciada pelo magnata da imprensa norte-americana Charles Foster Kane antes de morrer. Em sua vida, Kane conseguiu construir um império a partir do nada.                                      | BP Viriato Côrrea. Dia 2, 16h (após a exibição, haverá a palestra “Welles, vanguarda e a recepção crítica de Guilherme de Almeida”, com Donny Correia, autor do curta experimental “Anatomy of Decay’, entre outros, e coordenador de programação da Casa Guilherme de Almeida). Dia 23, 16h. 
| BP Roberto Santos. Dia 24, 18h (após a exibição, haverá a palestra “Orson Welles e a invenção do cinema moderno”, com o crítico e pesquisador de cinema Luiz Carlos Oliveira Jr., autor do livro “A mise en scène no cinema” – Papirus, 2013)

FALSTAFF - O TOQUE DA MEIA-NOITE
(Campanadas a medianoche, Espanha/França/Suíça, 1965, 105 min). Dir.: Orson Welles. Com Orson Welles, Jeanne Moreau, Margaret Rutherford e outros. +14 anos.
O cavaleiro Sir John Falstaff é amigo do príncipe Hal, herdeiro do trono da Inglaterra. Juntos, vivem grandes aventuras até que o jovem se torna o rei Henrique V. Filme baseado em fragmentos de obras de William Shakespeare, como “Ricardo III”, “Henrique IV” e “As alegres senhoras de Windsor”.
| BP Viriato Corrêa. Dia 3, 16h. Dia 22, 15h

SOBERBA 
(The Magnificent Ambersons, EUA, 1942, 88 min). Dir.: Orson Welles. Com Joseph Cotten, Agnes Moorehead, Orson Welles e outros. Livre.
Em Indianápolis (EUA), no final do século 19, família ambiciosa reluta em acompanhar as transformações que a rodeiam e faz de tudo para manter as aparências. 
| BP Roberto Santos. Dia 3, 16h

MOBY DICK
(EUA, 1956, 115 min). Dir.: John Huston. Com Gregory Peck, Richard Basehart, Orson Welles e outros. +12 anos.
Náufrago conta a história do Capitão Ahab, homem obsessivo e autodestrutivo, consumido pelo sentimento de vingança de matar a grande baleia branca que o feriu e desfigurou. Recriação do livro homônimo de Herman Melville. 
| BP Viriato Corrêa. Dias 8 e 15, 15h

ESTE É ORSON WELLES
(139 min). Livre.
Sessão de médias e curtas-metragens. Será exibida “Around the World with Orson Welles” (Reino Unido, 1955), minissérie com seis episódios, produzida para a tevê britânica, inteiramente rodada na Europa, escrita, dirigida e mediada pelo olhar de Welles. Será, ainda, exibido seu primeiro filme, “Hearts of the Age” (EUA, 1934), curta que conta, de forma surrealista, como a Morte, interpretada por Welles, chega para levar uma velha senhora. 
| BP Viriato Corrêa. Dias 10 e 24, 16h

ESTRANHA COMPULSÃO
(Compulsion, EUA, 1959, 103 min). 12 Anos. Dir: Richard Fleischer. Com Orson Welles, Diane Varsi, Dean Stockwell. 
Chicago, 1924. Dois jovens cometem um assassinato sem nenhum motivo. Porém logo um pequeno detalhe faz o "crime perfeito" se mostrar falho.
| BP Viriato Corrêa. Dia 16, 14h

O ESTRANHO 
(The Stranger, EUA, 1946, 95 min). Dir.: Orson Welles. Com Edward G. Robinson, Loretta Young, Orson Welles e outros. Livre.
No filme, Welles interpreta o cruel ex-oficial nazista idealizador dos campos de extermínio. Um oficial americano da Comissão de Crimes de Guerra é encarregado da difícil missão de capturá-lo, apesar de que ninguém sabe como é o seu rosto.
| BP Roberto Santos. Dia 10, 16h

O PROCESSO 
(The Trial, Alemanha, 1962, 118 min). Dir.: Orson Welles. Com Anthony Perkins, Jeanne Moreau, Romy Schneider e outros. Livre.
Numa manhã, homem é preso e acusado de um estranho crime que não cometeu. Baseado no clássico romance homônimo de Franz Kafka. 
| BP Roberto Santos. Dia 31, 18h (após a exibição, haverá a palestra “O mundo como labirinto”, com Luiz Carlos Oliveira Jr.)

O TERCEIRO HOMEM
(The Third Man, Reino Unido, 1949, 104 min). Dir.: Orson Welles. Com Joseph Cotten, Alida Valli, Orson Welles e outros. +12 anos.
Após a Segunda Guerra, escritor americano chega a Viena (Áustria) e descobre que seu amigo do colégio morreu num estranho acidente. Intrigado, ele decide investigar o caso e descobre fatos misteriosos do passado.
| BP Viriato Corrêa. Dia 15, 15h. Dia 30, 14h


A DAMA DE SHANGHAI 
(The Lady from Shanghai, EUA, 1948, 87 min). Dir.: Orson Welles. Com Rita Hayworth, Everett Sloane, Orson Welles e outros. +14 anos.
Marinheiro se encanta por uma bela mulher que ajuda a escapar de um assalto durante um passeio no parque. No dia seguinte, ele recebe a visita do marido dela, que o convida para trabalhar no iate do casal. Ele aceita o trabalho, mas é envolvido em uma perigosa teia de intriga e crime. 
| BP Roberto Santos. Dia 17, 16h 

MALPERTUIS
(Bélgica/França/Alemanha, 1971, 125 min). Dir.: Harry Kümel. Com Orson Welles, Susan Hampshire, Michel Bouquet e outros. +16 anos.
Jovem marinheiro, em passagem por sua cidade natal, envolve-se em uma confusão num bordel e desperta em uma enigmática mansão, habitada por um lorde moribundo (Orson Welles), que esconde um terrível segredo sobre os deuses do Olimpo. 
| BP Viriato Corrêa. Dias 16 e 30, 16h 

OTHELLO
(The Tragedy of Othello: The Moor of Venice, EUA, 1952, 93 min). Dir.: Orson Welles. Com Orson Welles, Micheál MacLiammóir, Robert Coote e outros. +12 anos.
Desdêmona, noiva de Iago, foge com Othello, herói militar mouro. Ressentido, Iago planeja separar o casal por meio de intrigas. Adaptado da peça de William Shakespeare.
| BP Roberto Santos. Dia 17, 18h (após a exibição, haverá a palestra “As adaptações de Shakespeare e a herança teatral”, com Luiz Carlos Oliveira Jr.)

MACBETH
(EUA, 1948, 114 min). Dir.: Orson Welles. Com Orson Welles, Jeanette Nolan, Dan O’Herlihy e outros. +14 anos.
Na Escócia, durante o século 6, o general Macbeth fica intrigado por uma profecia, dita por três feiticeiras que afirmam ser ele o futuro rei. Para conseguir isso, instigado por sua cruel mulher, comete uma série de crimes. Adaptado da peça homônima de William Shakespeare.
| BP Roberto Santos. Dia 24, 16h

MR. ARKADIN 
(EUA, 1955, 93 min). Dir.: Orson Welles. Com Michael Redgrave, Patricia Medina, Orson Welles e outros. +14 anos.
O milionário Arkadin contrata um detetive para investigar seu passado, mas, quando a procura revela a sórdida origem de sua fortuna, as testemunhas que o incriminam começam a morrer misteriosamente.
| BP Roberto Santos. Dia 3, 18h

VERDADES E MENTIRAS
(F for Fake, Alemanha/França/Irã, 1973, 85 min). Dir.: Orson Welles. Com Orson Welles, Joseph Cotten, Paul Stewart e outros. +12 anos.  
Rodado como documentário, o filme tem dois momentos: no primeiro, desmistifica Elmyr de Hory, perito em cópias de quadros de artistas famosos, como Van Gogh e Picasso, envolvido em uma importante falsificação; no segundo, Welles relembra como ele próprio forjara uma carreira no teatro quando adolescente e como provocou histeria com “Guerra dos mundos”, programa de rádio sobre uma invasão alienígena e que provocou histeria nos ouvintes, pensando ser verdade.
| BP Roberto Santos. Dia 31, 16h

DOM QUIXOTE 
(Don Quijote, EUA, 1992, 116 min). Dir.: Orson Welles. Com Francisco Reiguera, Akim Tamiroff, Orson Welles e outros. Livre
Depois de ler muitos romances sobre cavaleiros e suas histórias heróicas, Dom Quixote decide viajar pela Espanha, em 1960, junto com seu escudeiro Sancho Pança. Orson Welles era obcecado pelo romance homônimo de Miguel de Cervantes, mas nunca conseguiu terminar o filme. Após mais de dez anos de conturbadas filmagens, o projeto continuou inacabado. 
| BP Roberto Santos. Dia 10, 18h