“O Homem Feio” da Cia. Insaciável ironiza culto à beleza

Peça tem apresentações em quatro palcos de bibliotecas públicas e um ponto de leitura, entre os dias 22 e 30 de abril


O espetáculo conta a história de um engenheiro considerado muito feio
pelos colegas de trabalho (Foto: Angelo Rubim)


Por Letícia Andrade

A versão brasileira do espetáculo “O Homem Feio” da Cia. Insaciável pode ser revista na programação teatral do Circuito São Paulo de Cultura durante o mês de abril, em quatro palcos de bibliotecas públicas da cidade e um ponto de leitura.

Escrito pelo dramaturgo alemão Marius Von Mayenburg, a montagem estreou pela primeira vez em 2007 no teatro Royal Court de Londres, especializado em nova dramaturgia. Impressionado com a atualidade e originalidade do texto, o diretor brasileiro André Pink apresentou a história ao recém-formado grupo teatral, em 2011. “Um viés crítico e social para questões contemporâneas e autores que inovam na dramaturgia é justamente a proposta da Cia”, afirma o assistente de direção, Otávio Oscar.

O espetáculo conta a história de um engenheiro considerado muito feio pelos colegas de trabalho. No dia em que descobre a má impressão causada pela sua aparência, resolve visitar um cirurgião plástico. Depois disso, o protagonista renasce com um visual irresistível, transformando-se em um modelo de beleza, que transforma suas relações sociais.

De acordo com Oscar, a peça aborda os limites entre os padrões estéticos e a identidade humana. “A ideia é trazer uma discussão em relação à imposição social da beleza, e como isso afeta a todos”, explica.

O teor provocativo e atual faz alusão aos comportamentos sociais vigentes. “Trazemos estereótipos de mulheres mais velhas que tem obsessão pelo belo. E o universo do Instagram que é uma nova forma de narcisismo, uma referência muito forte da cultura das ‘selfies’”, exemplifica Oscar.

Serviço: | BP Nuto Santana. Pça Tenório Aguiar, 32, Santana. Zona Norte. | tel. 2973-0072. Dia 22, 14h
| BP Belmonte. R. Paulo Eiró, 525, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5687-0408 e 5691-0433. Dia 23, 19h
| BP Afonso Schmidt. Av. Elísio Teixeira Leite, 1.470, Freguesia do Ó/Brasilândia. Zona Norte. | tel. 3975-2305. Dia 24, 10h
| Ponto de Leitura Jardim Lapenna. R. Serra da Juruoca, s/nº, Jardim Lapenna. Zona Leste. | tel. 2297-3532. Dia 29, 14h
| BP Rubens Borba de Moraes. R. Sampei Sato, 440, Ermelino Matarazzo. Zona Leste. | tel. 2943-5255. Dia 30, 10h. Grátis (retirar com uma hora de antecedência). 70 min. + 14 anos.