Centro de Referência da Dança oferece oficina de danças de diferentes países

Coreógrafa estadunidense Wendy Jehlen coordena os encontros entre os dias 3 e 13 de fevereiro


Wendy Jehlen é  envolvida com performances de dança da Índia,
Itália, Japão e Estados Unidos desde 1998

Por Letícia Andrade

Entre os dias 3 e 13 de fevereiro, o Centro de Referência da Dança (CRD) recebe a coreógrafa estadunidense Wendy Jehlen, que promove oficinas de arte marcial e danças da Índia, Japão e África. Os encontros são voltados para o público interessado em conhecer aspectos técnicos e práticos dos diferentes estilos.

Wendy Jehlen é diretora da Cia. de dança Anikaya e envolvida com performances de dança da Índia, Itália, Japão e Estados Unidos desde 1998. Entre os ritmos que ela irá explorar, está o indiano bharatanatyam. Originário de Tamil Nadu, no sul da Índia, é caracterizado por movimentos executados com os pés. Também originário da Índia, o ritmo odissi do estado de Orissa, surgido há mais de dois mil anos, procura trabalhar com posturas corporais. Por fim, kalaripayattu é uma arte marcial do Estado de Kerala.

Já o estilo de dança japonesa que será abordado é o butoh. Neste ritmo existe uma absorção do mental pelo físico sem a intervenção de uma decisão consciente. Outros estudos serão explorados na capoeira e poesia norte-americana em linguagem de sinais.

Serviço: Centro de Referência da Dança - Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro. | tel. 3214-3249. De 3 a 7 e 10 a 13, das 10h às 13h. Pré-inscrição a partir do dia 29, das 10h às 21h.