Secretaria Municipal de Cultura reabre Teatro Flávio Império

Após reforma, teatro da zona leste será reaberto no dia 31 de janeiro com show de Mariana Aydar; programação cultural de inauguração segue até março


Teatro e praça envoltória passaram por série de reformas (Foto: Sylvia Masini)

A Secretaria Municipal de Cultura reabre, no dia 31 de janeiro, o Teatro Flávio Império, na zona leste. O espaço cultural passou por uma série de reformas em suas dependências, recebendo novo mobiliário, equipamentos, poltronas, acústica e palco. Diversificada, a programação de inauguração reúne atividades de música, circo, teatro e dança para adultos e crianças. Também será entregue ao público a praça que circunda o local, que também passou por reforma e ganhou novo paisagismo, incluindo mobiliário e brinquedos para crianças. A partir de agora, essa área de lazer estará aberta durante toda a semana para as famílias do bairro.


A programação terá, no dia 31 de janeiro, às 20h, show da cantora Mariana Aydar, que apresenta seu mais recente CD, “Cavaleiro selvagem aqui te sigo”. Antes do espetáculo, às 18h, o DJ Marcus Pretto anima o público com seu set de música popular brasileira.

Já no domingo, dia 1º de fevereiro, às 17h, o grupo Ôncalo, da zona leste, apresenta um show que integra o projeto Tim Maia 70, homenagem ao artista carioca, com canções que foram sucesso na voz dele. A banda, que possui 18 integrantes, difunde o conceito de street band, com instrumentos de metal e bateria desmembrada, o que permite ao grupo performances coreográficas e interação com o público de forma inovadora. A banda volta a se apresentar no dia 8, antes do show da Nhocuné Soul, que traz no repertório canções de seus três discos, permeados por samba, soul, funk e hip-hop. Dando prosseguimento às celebrações de seus 40 anos de estrada, o cantor e compositor Edvaldo Santana e sua banda fazem um show especial no dia 6. No dia 7, o palco do Flávio Império recebe a cantora Wanderléa.

A partir do dia 8 de fevereiro, a programação contará com encenações teatrais, iniciando com o espetáculo “Quixote”, da Cia. Circo Mínimo, às 17h. Haverá ainda duas apresentações de “Aventuras atrapalhadas Gibiló Gibileu”, com a Cia. Estripulias Inimagináveis, no dia 15; a premiada comédia “Assim é (se lhe parece)”, de Pirandello, com direção de Marco Antônio Pâmio, é encenada nos dias 27, 28 e 1º de março; e “Volta ao mundo em 80 dias”, adaptação da Cia. Solas de Vento para o clássico de Júlio Verne, nos dias 28 e 1º de março. Já nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, o Grupo Treme Terra apresenta o espetáculo de dança Terreiro urbano”, inspirado na mitologia dos orixás e composto por coreografias e músicas que dialogam com esse universo religioso, formando fotografias da diáspora africana e suas influências sobre as outras culturas existentes na grande metrópole.

Sob a administração do Departamento de Expansão Cultural (DEC), órgão da Secretaria Municipal de Cultura responsável por promover ações culturais na cidade e estimular a formação e o apoio vocacional nas principais linguagens artísticas, o Teatro Flávio Império terá um programação ativa e variada, capaz de acolher as diversas formas de expressões em arte. Outras diretrizes de trabalho para o espaço serão aquelas que promovam a cultura popular, o diálogo com os movimentos artísticos da região e a abertura para produções artísticas contempladas em iniciativas de fomento da Secretaria, como o Programa VAI. Sessões de cinema, atividades ao ar livre para crianças e atrações do Circuito São Paulo de Cultura também deverão compor a grade de programação, sempre com entrada franca.

Serviço: Teatro Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. CEP 03721-010| tel. 2621-2719. Grátis



PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA DO NOVO TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

DJ MARCUS PRETTO
| Discotecagem na área externa. Dia 31/1, 18h

MARIANA AYDAR
| Show no palco. Dia 31/1, 20h

BANDA ÔNCALO
| Show na área externa. Dia 1º e 8/2, 17h

EDVALDO SANTANA
| Show no palco. Dia 6/2, 20h

CORTEJO DE GRUPO DA REGIÃO
| Área externa. Dia 7/2.

WANDERLÉA
| Show no palco. Dia 7/2, 20h (um telão instalado na área externa também transmitirá o show)

CIA. CIRCO MÍNIMO
| Espetáculo “Quixote”, na área externa. Dia 8/2, 17h

NHOCUNÉ SOUL
| Show no palco. Dia 8/2, 19h

CIA. ESTRIPULIAS INIMAGINÁVEIS
| Espetáculo “Aventuras atrapalhadas Gibiló Gibileu”, na área externa. Dia 15/2, 11h e 17h

GRUPO TREME TERRA
| Espetáculo “Terreiro urbano”, no palco. Dias 20 e 21/2, 20h. Dia 22/2, 19h

ASSIM É (SE LHE PARECE)
| Espetáculo dirigido por Marco Antônio Pâmio e de autoria de Pirandello, no palco. Dias 27 e 28/2, 20h. Dia 1º/3, 19h

CIA. SOLAS DE VENTO
| Espetáculo “Volta ao mundo em 80 dias”, no palco. Dias 28/2 e 1º/3, 16h  

GRUPO MARROCOS
| Espetáculo “O sonho da bailarina”, no palco. Dias 6 e 7/3, 20h. Dia 8, 19h

MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO PAULO (MIT SP) –
COMPAGNIA SUD COSTA OCCIDENTALE
| Espetáculo “As irmãs Macaluso”, no palco. Dia 10/3, 20h