Biblioteca Viriato Corrêa promove mostra de filmes orientais

O iraniano “Filhos do Paraíso” é um destaques da mostra, que tem início no dia 6 de fevereiro


"Homem mau dorme bem", do diretor japonês Akira Kurosawa


Por Natália Tayota


Entre os dias 6 e 28 de fevereiro, a Biblioteca Pública Viriato Corrêa exibe uma mostra dedicada a filmes do Oriente. A programação abre com a produção japonesa “Homem mau dorme bem” (1960), do diretor Akira Kurosawa, considerado um dos mais importantes cineastas do Japão. A trama se ambienta no Japão do pós-guerra, onde um jovem se utiliza da sua posição social para investigar a morte do pai, proprietário de uma empresa corrupta. O filme foi indicado ao Urso de Ouro, no Festival de Berlim, em 1961.

Outro destaque da seleção é o iraniano “Filhos do Paraíso” (1997), dirigido por Majid Majidi. O filme conta a história de um garoto de 9 anos que perde os sapatos da irmã e para evitar a bronca dos pais, que são muito humildes, o menino passa a dividir o sapato com a irmã para ir à escola. Enquanto isso, ele treina para um campeonato e quer sair vencedor para poder ter dinheiro para comprar outro par de sapatos para a irmã. O longa foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1999.

Serviço: Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica). R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul. | tel. 5573-4017 e 5574-0389. De 6 a 28/2. + 14 anos. Grátis.

Confira a programação completa:

| Os filmes são exibidos em DVD.

HOMEM MAU DORME BEM
(Warui yatsu hodo yoku nemuru, Japão, 1960, 150 min). Dir.: Akira Kurosawa. Com Toshiro Mifune, Masayuki Mori, Kyoko Kagawa e outros. Livre.
No Japão do pós-guerra, um jovem tenta usar de sua posição em uma firma corrupta para expor os responsáveis pela morte de seu pai.
| Dia 6, 15h

EM BUSCA DA VIDA
(Sanxia haoren, China, 2006, 100 min). Dir.: Zhang Ke Jia. Com Tao Zhao, Zhou Lan, Sanming Han e outros. +12 anos.
Às vésperas da cidade de Fengjie ser inundada pelas águas de uma barragem hidroelétrica, percebe-se que há coisas a serem salvas e outras não.
| Dia 7, 16h

ARCA RUSSA
(Russkiy kovcheg, Rússia, 2002, 97 min). Dir.: Aleksandr Sokúrov. Com Sergei Dontsov, Mariya Kuznetsova, Mikhail Piotrovsky e outros. Livre.
Todo rodado em plano-sequência, o longa atravessa as salas do Museu Hermitage, em São Petersburgo, mostrando personagens da história russa, entre eles Pedro, o Grande, Catarina, a Grande, Catarina II, Nicolau e Alexandra.
| Dia 13, 15h

FILHOS DO PARAÍSO
(Bacheha-Ye aseman, Irã, 1997, 87 min). Dir.: Majid Majidi. Com Mohammad Amir Naji, Mir Farrokh Hashemian, Bahare Seddiqj e outros. +12 anos.
Garoto de 9 anos perde o sapato recém-consertado da irmã. Filhos de pais pobres, eles decidem não contar o ocorrido e revezam o único par de sapatos restante.
| Dia 20, 15h

TARTARUGAS PODEM VOAR
(Lakposhtha ham parvaz mikonand, Irã/Iraque, 2004, 95 min). Dir.: Bahman Ghobadi. Com Avaz Latif, Soran Ebrahim, Saddam Hossein Feysal e outros. +16 anos.
Em uma vila de curdos no Iraque, na fronteira entre Irã e Turquia, pouco antes do ataque americano, os moradores locais buscam desesperadamente uma antena parabólica para receber notícias.
| Dia 21, 16h

NINGUÉM PODE SABER
(Dare mo shiranai, Japão, 2004, 141 min). Dir.: Hirokazu Kore-eda. Com Yûya Yagira, Ayu Kitaura, Hiei Kimura e outros. Livre.
Mãe solteira muda-se com seus quatro filhos para um pequeno apartamento em Tóquio (Japão), onde é proibido morar mais de três pessoas. Para não serem expulsas, as crianças não frequentam a escola e vivem escondidas até que um dia a mãe as abandona.
| Dia 27, 15h

TRÊS ESTAÇÕES
(Three Seasons, EUA/Vietnã, 1999, 113 min). Dir.: Tony Bui. Com Harvey Keitel, Ngoc Hiep Nguyen, Diem Kieu e outros. Livre.
Na cidade de Ho Chi Minh, no sul do Vietnã, antiga Saigon, transcorrem as histórias de três pessoas em busca de redenção.
| Dia 28, 16h