"Como se fosse" reflete sobre as expectativas dos moradores de Cidade Tiradentes

A exposição reúne 43 painéis em grande formato nos arredores do terminal de ônibus da região

A exposição dialoga com os sonhos de diversos brasileiros, 
evidenciando a diversidade da cultura nacional


A medida dos quadros é de grande alcance - 1,5 x 1,5 m, espalhados pelo terminal de ônibus de Cidade Tiradentes. Em comemoração aos 461 anos da cidade de São Paulo, a exposição "É como se fosse" é aberta ao público no dia 25 de janeiro. A mostra é resultado de um projeto dos fotógrafos Bárbara Wagner, Benjamin de Burca e o designer gráfico Bobby Djoy, realizado à convite da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e com curadoria do Estúdio Madalena.

A empreitada começou com a montagem de um estúdio a céu aberto. No local, 43 participantes foram ouvidos e fotografados pelo trio. O intuito era homenagear os cidadãos que moram na capital e passam o dia transitando entre diferentes pontos da cidade. Com os depoimentos, foi possível conhecer um pouco sobre o cotidiano de cada participante e descobrir quais são os seus sonhos. Desta forma, foi possível retratar as expectativas destes paulistanos de uma forma lúdica: por meio de uma montagem, cada foto é transformada na capa de um CD. Maria Francisca, por exemplo, é auxiliar de limpeza e sonha em viajar de avião. No registro fotográfico, ela posa com duas malas em mãos, como se estivesse pronta para embarcar.

A ideia de transformar essas imagens em capas de CD, segundo os artistas, tem como objetivo colocar em pauta algumas questões da expressão popular brasileira. Uma mostra para evidenciar a diversidade da cultura nacional. Os visitantes podem conferi-la até dia 8 de fevereiro.