Exposição celebra 60 anos do Parque do Ibirapuera na Oca

“Modernidades Sobrepostas” reúne projetos da criação do local, em cartaz até o dia 1º de fevereiro


Mostra reúne fotografias concebidas pelos projetos arquitetônicos 
e paisagísticos de Oscar Niemeyer e Burle Marx

Por Letícia Andrade

Em comemoração aos 60 anos do Parque do Ibirapuera, completados no dia 21 de agosto de 2014, a Oca recebe até o dia 1º de fevereiro a exposição “Modernidades Sobrepostas”.

O dia 25 de janeiro de 1954 deveria ter sido a inauguração do Parque, no entanto o projeto, que teve início em 1951 com o objetivo de marcar as comemorações do IV Centenário da Fundação de São Paulo, só seria concluído em agosto, sete meses depois.

A mostra reúne desenhos, fotografias, maquetes, painéis, plantas e mapas concebidos pelos projetos arquitetônicos e paisagísticos de Oscar Niemeyer (1907 – 2012) e Roberto Burle Marx (1909 – 1994) para a criação do Parque.

Além desse material, os curadores também selecionaram quatro painéis, que serão expostos em núcleo paralelo, remanescentes da primeira exposição realizada na Oca durante o IV Centenário.

Os painéis pintados por Clóvis Graciano, Manuel Lapa, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral retornam à Oca. A exposição também conta com desenhos da Coleção de Arte da Cidade.

Serviço: Museu da Cidade – Oca (térreo). Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Dentro do Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 3 (entrada de carro) ou portão 1 (entrada de pedestres). Zona Sul. |Tel. 3105-6118.  Até dia 1°/2. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis