Mostra “2014 Em Cena” reúne destaques teatrais do ano

Peças chegam a seis teatros municipais e ao Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, entre os dias 5 e 14


Em "Trágica.3",  a atriz Letícia Sabatella representa Antígona,
personagem de Sófocles (Foto: Victor Hugo Ceccato)


Por Gabriel Fabri


Um total de 28 espetáculos, 14 adultos e 14 infantis, compõem a programação da mostra “2014 em cena”. O Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes e mais seis teatros municipais recebem uma seleção de peças teatrais que foram destaque nos palcos neste ano. As apresentações, gratuitas, acontecem entre os dias 5 e 14, de sexta-feira a domingo.

Com texto do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, a comédia “Assim é (se lhe parece)” é encenada no Teatro Cacilda Becker, entre os dias 5 e 7. Na trama, três sobreviventes de um terremoto chegam a uma cidade no interior da Itália, contando versões diferentes sobre o ocorrido. Diante dessa situação, a população tenta descobrir tudo a respeito dessa família. Para o diretor Marco Antônio Pâmio, nada é mais atual do que o ato de bisbilhotar, pois este virou rotina nas redes sociais. “Nós nunca estivemos tão curiosos sobre a vida alheia como hoje”, comenta. A discussão principal da peça, entretanto, é sobre a natureza da verdade. “É um conceito absolutamente relativo, pois depende do ponto de vista de cada um”, afirma o diretor.

O Teatro Alfredo Mesquita recebe, entre os dias 5 e 7, a peça “Trágica.3”. A obra apresenta três histórias, cada uma delas baseada em figuras femininas da mitologia grega. No palco, a atriz Letícia Sabatella representa Antígona, personagem de Sófocles; Miwa Yanagizawa interpreta Electra, protagonista da tragédia homônima do mesmo dramaturgo grego; e Denise Del Vecchio apresenta um monólogo com falas de Medeia, obra-prima de Eurípedes. A personagem ficou marcada por ter matado os próprios filhos, num ato de desespero e vingança.

Os três últimos textos do dramaturgo irlandês Beckett foram adaptados para a peça “Tríptico Samuel Beckett”, dirigida por Roberto Alvim. O espetáculo, que chega ao Teatro João Caetano entre os dias 5 e 7, é baseado nas novelas “Para o pior avante”, “Companhia” e “Mal visto mal dito”. A montagem acompanha uma mesma mulher em três momentos distintos de sua vida, cada um deles interpretado por atrizes diferentes: Nathalia Timberg, Juliana Galdino e Paula Spinelli.

No Teatro Leopoldo Fróes, Lu Grimaldi protagoniza “Palavra de rainha”. Encenado entre os dias 5 e 7, este monólogo, de autoria de Sérgio Roveri, traz as lembranças de D. Maria I, rainha de Portugal que ficou conhecida como “a Louca”, no Brasil. A montagem ganhou o Prêmio Qualidade Arte Brasil 2014, na categoria drama, de Melhor Atriz e Melhor Direção (Mika Lins).  

Serviço: Diversos Espaços. De 5 a 14/12. Grátis.

ASSIM É (SE LHE PARECE)
Texto: Luigi Pirandello. Dir.: Marco Antônio Pâmio. Com Rubens Caribé, Martha Meola, Amanda Hayar e outros. 90 min. +12 anos.
Após sobreviver a um terremoto, família decide morar numa pequena cidade. Como a filha e a sogra vivem em casas diferentes, os habitantes procuram descobrir, a qualquer custo, a razão disso.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. Tel. 3864-4513. De 5 a 7. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

PALAVRA DE RAINHA
Texto: Sergio Roveri. Dir.: Mika Lins. Com Lu Grimaldi. 75 min. +12 anos.
Monólogo baseado na vida de D. Maria I, conhecida como “a Louca”, no Brasil, e como “a Piedosa”, em Portugal. A história transcorre em três situações: durante os anos que a rainha ficou presa no Palácio de Queluz, para onde foi enviada após as primeiras manifestações de insanidade; a fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil, no final de 1807; e seus últimos anos de vida, num convento das carmelitas, no Rio de Janeiro.
| Teatro Leopoldo Fróes. Rua Antonio Bandeira, 114. Zona Sul. Tel. 5541 7057. De 5 a 7. 6ª, 21h. Sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

TRÁGICA.3
Concepção e dir.: Guilherme Leme. Com Denise Del Vecchio, Letícia Sabatella, Fernando Alves Pinto e outros. 90 min. +14 anos.
Montagem de três mitos gregos, Antígona, Medeia e Electra, em uma versão contemporânea. O processo para a construção desta trilogia iniciou-se com a criação do espetáculo “Rock Antygona”, seguida de um estudo sobre as heroínas trágicas Medeia e Electra. A ideia é buscar uma discussão estética e social sobre a feminilidade na tragédia, nos mitos em que mulheres reagem de forma intensa após serem ultrajadas.
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. Tel. 2221-3657.  De 5 a 7. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

TRÍPTICO SAMUEL BECKETT
Cia. Club Noir. Texto: Samuel Beckett. Adapt. e dir.: Roberto Alvim. Com Nathalia Timberg, Juliana Galdino e Paula Spinelli. 60 min. +14 anos.
Sintetizando a obra do irlandês Samuel Beckett, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, a peça mostra uma mesma mulher em três fases da vida: infância, maturidade e velhice. Esta mulher personifica toda a humanidade, com suas dores, perplexidades, medos, fragilidades e anseios.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. Tel. 5573-3774 e 5549-1744. De 5 a 7. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

UMA FLOR DE DAMA
Coletivo Artístico As Travestidas. Texto: Caio Fernando Abreu. Adapt., dir. e interpretação: Silvero Pereira. 50 min. +18 anos.
Após fazer show, travesti sai na rua para prostituir-se e, sentado à mesa de um bar, reflete sobre a vida, escolhas, amores e ódio.  
| Teatro Zanoni Ferrite. Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste. Tel. 2216-1520. De 5 a 7. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

VIDAS PRIVADAS
Texto: Nöel Coward. Adapt.: Marcos Renaux. Dir.: José Possi Neto. Com Lavinia Pannunzio, José Roberto Jardim, Daniel Alvim e Maria Helena Chira. 90 min. +12 anos.
Comédia sobre um casal divorciado há cinco anos que, ao se reencontrar durante a lua de mel com seus respectivos novos pares, vê o amor renascer e resolve fugir para Paris.
| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes – teatro. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko. Cidade Tiradentes. Zona Leste. De 5 a 7. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

A HORA E VEZ
Cia. do Sopro. Dramaturgia (baseada na obra “A hora e vez de Augusto Matraga”, de Guimarães Rosa) e interpretação: Rui Ricardo. Dir.: Antônio Januzelli. Atriz colaboradora: Fani Feldman. 60 min. +14 anos.
Monólogo que mostra a saga escrita por Guimarães Rosa, enfocando as figuras que transitam em torno dos percalços e angústias vividos pelo protagonista.
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. Tel. 2295-0401. Dia 6, 20h. Dia 7, 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

A HORA ERRADA
Dramaturgia: Lourenço Mutarelli. Dir.: Tomás Rezende. Com Magali Biff e Zémanuel Piñero. 70 min. +14 anos.
Casal enfrenta há sete meses A Nova Ordem, governo mundial único, comandado por uma pequena elite. Essa ditadura extinguiu toda a comunicação, arte e lazer; não há dinheiro e emprego e a população sobrevive à custa de cestas básicas.
| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes – teatro.
R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko. Cidade Tiradentes. Zona Leste. De 12 a 14. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

KILLER JOE
Cemitério de Automóveis. Texto: Tracy Letts. Dir.: Mário Bortolotto. Com Aline Abovsky, Ana Hartmann, Gabriel Pinheiro e outros. 90 min. +16 anos.
Jovem de 22 anos, da cidade de Dallas (EUA), deve dinheiro a traficantes. Para escapar deles, contrata, com a ajuda do pai e da madrasta, um detetive assassino.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. Tel. 5573-3774 e 5549-1744. De 12 a 14. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

NÃO NEM NADA
Cia. Empório do Teatro Sortido. Texto e dir.: Vinicius Calderoni. Com Geraldo Rodrigues, Mayara Constantino, Renata Gaspar e Victor Mendes. 60 min. +14 anos.
Em 12 cenas seguidas, dezenas de personagens interpretam as dores e delícias do mundo contemporâneo em diferentes temas e matizes, como as telecomunicações, as redes sociais, o telemarketing e o universo das celebridades.
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. Tel. 2221-3657.  De 12 a 14. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

OSMO
Cia. Circo do Silêncio. Concepção e interpretação: Donizeti Mazonas. Adapt. (baseada no conto homônimo de Hilda Hilst): Suzan Damasceno e Donizeti Mazonas. Dir.: Suzan Damasceno. Participação especial: Érica Knapp. 60 min. +18 anos.
Serial killer com pretensões literárias escreve sua história, quando é interrompido pelo telefonema de uma amiga que o convida para dançar. Ela não sabe, porém, que acaba de disparar o ritual deste assassino: dançar com uma mulher, fazer amor com ela e assassiná-la.
| Teatro Leopoldo Fróes. Rua Antonio Bandeira 114. Tel. 5541 7057. Zona Sul. De 12 a 14. 6ª, 21h. Sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

SALA DE ESPERA
Eco Teatral. Dir.: Thiago Franco Balieiro. Roteiro: grupo. Com Chico Ribas, João Attuy, Luís Gustavo Luvizotto e outros. 50 min. +12 anos.
Livremente inspirado na fábula “Diante da porta da lei”, do livro “O processo”, de Franz Kafka, o espetáculo se passa em uma sala de espera. Neste espaço e tempo indeterminados, por meio da mímica e do humor peculiar de Charles Chaplin, narra-se a trajetória de um homem contra um sistema de poder.
| Teatro Zanoni Ferrite. Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste. Tel. 2216-1520. De 12 a 14. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

SYNGUÉ SABOUR - PEDRA DE PACIÊNCIA
Autor: Atiq Rahimi. Trad.: Elizabeth Migliavacca. Adapt.: Jean-René Lemoine. Dir.: Fernanda D’Umbra. Com Ester Laccava, Guilherme Jorge, Duda Mamberti e Rodrigo de Castro. 60 min. +14 anos.
Enquanto vela pelo marido que está paralisado, mulher deve recitar durante 99 dias os nomes de 99 deuses, mas pouco a pouco abandona as orações para falar de si e de seus sentimentos. O espetáculo é inspirado na história da poeta afegã Nadia Anjuman, morta pelo marido com a conivência da própria mãe.
| 100 lugares por sessão. Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. Tel. 3864-4513. De 12 a 14. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)

AS MOÇAS: O ÚLTIMO BEIJO
Texto: Isabel Câmara. Dir.: André Garolli. Com Angela Figueiredo e Fernanda Cunha. 60 min. +12 anos.
Duas mulheres, uma jornalista e outra “quase” atriz, uma “quase” velha e a outra jovem, se encontram no Rio de Janeiro entre os anos de 1965 e 1975. Em meio à ditadura militar e à revolução sexual da época, dividem o mesmo apartamento e procuram se estabelecer profissional e afetivamente.
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. Tel. 2295-0401. Dia 13, 20h. Dia 14, 19h. Grátis (ingresso uma hora antes)