Secretaria Municipal de Cultura promove exposição nos pilares do Minhocão

Com curadoria do artista Renato da Silveira, 20 pilares do Elevado Costa e Silva recebem colagens com imagens de máscaras afro-brasileiras


Entre as máscaras ilustradas está a da Princesa Isa Baulê

Para comemorar o Mês da Consciência Negra e contribuir com o cenário sempre proeminente e renovador da arte urbana na cidade, a Secretaria Municipal de Cultura inaugura, no dia 28 de novembro, a exposição “Máscaras Afro-Brasileiras”, que integra o Projeto Omô Lodjô, cujas criações são assinadas pelo artista Renato da Silveira. Nesta mostra a céu aberto, o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, receberá em 20 de seus pilares, a partir da Rua General Jardim até o Largo do Arouche, colagens de imagens gráficas inspiradas no universo africano.

Renato da Silveira é artista, pesquisador e escritor baiano, doutor em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais), de Paris. Sua primeira aproximação com o tema das máscaras africanas aconteceu em 1967, ano em que visitou a Bienal Internacional de Arte e por ocasião de estar no Parque Ibirapuera, visitou também, em uma das salas do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), uma exposição com máscaras africanas, que, segundo ele “reorientou bruscamente a intenção estética e meus valores visuais, alterando o próprio modo de lidar com a forma”.

Na concepção dos trabalhos que estarão nesta exposição, o artista buscou misturar elementos de origens diversas, com fragmentos de olhos e bocas, ora humanas, ora de animais, detalhes de esculturas africanas, objetos móveis e imóveis, vegetais. As diferenças remetem às nossas próprias facetas diversas, que usamos diariamente e “trocamos” à medida que os acontecimentos se sucedem. Silveira acredita que seu principal objetivo era “apenas levar a natureza revelada, sem julgamentos, até as últimas consequências”.

Embora sejam misturadas e multicoloridas, as obras transmitem um ar de doçura. A agressividade fica de fora na representação das expressões faciais, pois para Silveira “estamos ferozes demais, precisando de máscaras mais tranquilas”.

A abertura contará com com a realização da "Festa Mironga na Praça" no Largo do Arouche, a partir das 18h30. Entre as atrações, Tambores e Dança Afro ( Flavia Mazal c/ Trupe Benkady); os DJs, Leandro Pardí (Pardieiro) e Evelyn Cristina, além de projeções do Midiadub.

Serviço: Exposição “Máscaras Afro-Brasileiras”, de Renato da Silveira.  Abertura: dia 28/11, a partir das 18h30. Visitação: de 29/11/2014 a 28/02/2015. Elevado Costa e Silva – Minhocão (Da Rua General Jardim até o Largo do Arouche). Grátis