Praça das Artes recebe o 1º Congresso Brasileiro de Dramaturgia

Entre os dias 20 e 23 de novembro, o evento reúne profissionais da dramaturgia para discutir a profissionalização da categoria

Entre os dias 20 e 23 de novembro, a Praça das Artes sedia o 1º Congresso Brasileiro de Dramaturgia, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Associação de Roteiristas, Associação dos Artistas Amigos da Praça, Associação dos Amigos dos Autores Teatrais, Conselho Brasileiro de Entidades Culturais, Autores de Cinema, Instituto Augusto Boal e a Sociedade Brasileira de Autores. A abertura do evento acontece no dia 20, a partir das 19h, no Salão Nobre do Theatro Municipal, e conta com a presença do Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Juca Ferreira.

O objetivo do encontro é reunir profissionais da área de dramaturgia que atuam no teatro, cinema e televisão para discutir a profissionalização da categoria, a Nova Lei de Direito Autoral, e também questões estéticas sobre a escrita dramatúrgica na contemporaneidade. O congresso traz oito mesas redondas compostas por convidados como o diretor e dramaturgo Aimar Labaki, o roteirista e escritor Ricardo Hofstetter, e o dramaturgo e roteirista Lauro César Muniz.

Ainda estão previstas outras atividades, como workshops organizados pela SP Escola de Teatro, exibição de filme e bate-papo com o produtor Tuinho Schwartz.

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo – Salão Nobre. Pça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Tel. (11) 3397-0300. Dia 20, às 19h.

Praça das Artes. Av. São João, 281, próximo das estações Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3241-1332. De 21 a 23. Grátis.

 

. ontemporaneidadee ca ategorai teatro, cinema e televisres. idades CulturaisConfira a programação:

20/11 - Quinta-feira

18h às 19h - Credenciamento e Acolhida

19h às 20h30 - Abertura do Congresso no Salão Nobre do Theatro Municipal, com o Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Sr. Juca Ferreira. Compondo a Mesa os Organizadores falando sobre os Objetivos do Congresso e explicando a divisão dos Grupos de Trabalho.

20h30 às 22h - Cocktail e Confraternização.


21/11 - Sexta-feira

8h às 9h - Reunião dos Grupos de Trabalho

9h às 11h - MESA 1: Dramaturgos e Roteiristas: Pontos de convergência. Rubens Rewald, roteirista, professor da ECA e presidente da APACI - Associação Paulista de Cineastas; Aderbal Freire-Filho, dramaturgo, ator e diretor e presidente da SBAT; Lauro Cesar Muniz, dramaturgo e roteirista e Bráulio Mantovani, roteirista.

Mediação: Ricardo Hofstette, dramaturgo, roteirista, presidente da AR  (Associação de Roteiristas).

11h às 11h30 - Café

11h30 às 13h30 - MESA 2: Lei Direito Autoral: Uma lei para todos os artistas.

Marcos Souza, diretoria de Direito Intelectual do MinC; Carol Kotscho, roteirista e escritora; Evaristo Martins de Azevedo, presidente da Comissão de Direito às Artes da OAB e conselheiro da APCA; Marcílio Moraes, dramaturgo e roteirista

Mediação: Alexandre Negreiros, músico, especialista em Direito Autoral.

13h30h às 15h - Almoço

15h às 18h30 - Workshops temáticos organizados pela SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, na Praça Roosevelt - São Paulo. Caminhada até lá com saída da Praça das Artes às 14h45.

18h30h às 19h – Café


22/11 - Sábado

8h às 9h - Reunião dos Grupos de Trabalho

9h às 11h - MESA 3: Existe uma crise criativa na dramaturgia brasileira?

Alcides Nogueira, dramaturgo e roteirista; Aimar Labaki, dramaturgo e diretor; Aderbal Freire-Filho, dramaturgo e diretor; Marici Salomão, dramaturga e jornalista.

Mediação: Ivam Cabral - ator, dramaturgo e diretor da SP Escola de Teatro.

11h às 11h30 - Café

11h30 às 13h30 - MESA 4: Existe censura no Brasil, hoje? Classificação indicativa e/ou proibitiva?

Ricardo Hofstetter, dramaturgo e roteirista, presidente da AR; Eduardo Benaim, roteirista, diretor de cinema e TV; Lauro Cesar Muniz, dramaturgo e roteirista.

Mediação: Mario Sergio Medeiros, dramaturgo, diretor, vice-presidente da ATO, e coordenador da SBAT.

13h30 às 15h - Almoço

15h às 17h - MESA 5: Música para teatro, cinema e TV: Como tratar esses direitos?

Ilo Krugli, dramaturgo, diretor do Grupo Vento Forte; Caique Botkay, compositor e músico; Martin Eikmeyer, músico e compositor.

Mediação: Alexandre Negreiros, músico e compositor.

17h às 17h30 - Café

17h30 às 19h30 - MESA 6: Políticas públicas de  apoio à dramaturgia.

Alfredo Manevy, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; Cecília Boal, presidente do Instituto Augusto Boal.

Mediação: Eneida Soller, presidente do CBEC.

20h às 22h - Projeção do filme: “A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença no Cine Olido, na Avenida São João. Saída às 19h30 da Praça das Artes.

22h às 23h - Conversa com o produtor Tuinho Schwartz

 

23/11 - Domingo

8h às 9h - Reunião dos Grupos de Trabalho

9h às 11h - MESA 7: Os contratos entre produtoras e roteiristas - Quais são as nossas escolhas?

Thiago Dotori, cineasta, presidente da AC (Associação de Cinema); Eneida Soller, presidente do CBEC (Conselho Brasileiro de Entidades Culturais); Vanisa Santiago, advogada especialista em Direito Autoral; Vitor Drummond, advogado e Associação dos Intérpretes.

Mediação: Alexandre Negreiros, músico, especialista em Direito Autoral.

11h às 11h30 - Café

11h30 às 13h30 - MESA 8: Associações em Associação - Uma proposta para o fortalecimento de dramaturgos, roteiristas e artistas.

Ricardo Hofstetter, roteirista e escritor, presidente da AR; Lauro Cesar Muniz, dramaturgo e roteirista; Aderbal Freire-Filho, diretor e presidente da SBAT; Ivam Cabral, ator, dramaturgo, presidente da ATO -  Associação dos Amigos dos Autores; Dinovan Oliveira, advogado da SP Escola e da ATO; Thiago Dotori, presidente da AC (Autores de Cinema); Eneida Soiller, presidente da CBEC.

Mediação: Mario Sergio Medeiros, dramaturgo, diretor, vice-presidente da ATO e coordenador da SBAT.

13h30 às 15h - Almoço

15h às 18h30 - Grupos de Trabalho - Apresentação de propostas: Plenária para votar moções, propostas e documento final do Congresso.

18h30 às 19h - Encerramento.