Museu da Cidade de São Paulo inaugura vídeo-instalação inédita de Kika Nicolela no Solar da Marquesa

Aproximações com possíveis personalidades da Marquesa de Santos estão representadas em vídeo-instalação com a participação das atrizes Denise Weinberg, Fernanda Stefanski, Lais Marques, Maria Manoella, Miriam Rinaldi e Paula Picarelli

O Museu da Cidade de São Paulo inaugura, no dia 15 de novembro, uma vídeo-instalação inédita de autoria da artista Kika Nicolela, no Solar da Marquesa de Santos, antiga residência da dama da sociedade paulistana Domitila de Castro do Canto e Melo, a Marquesa de Santos. 

Batizada de “Domitilas”, a obra busca retratar as diversas facetas da mítica personagem, que se divorciou do marido agressor no século 19 e, posteriormente, assumiu o posto de amante do Imperador Dom Pedro I. A forte personalidade e a trajetória conturbada da Marquesa de Santos são marcadas por contradições e elementos paradoxais, os quais as atrizes Denise Weinberg, Fernanda Stefanski, Lais Marques, Maria Manoella, Miriam Rinaldi e Paula Picarelli recorrem em suas respectivas encenações, buscando refletir seus traços verdadeiros e fictícios em um interessante jogo de cena, que tenciona a própria ideia de representação e biografia.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, Kika realizou intensa pesquisa sobre a biografia da personagem e selecionou fragmentos da história ou personalidade da Domitila que considerou relevante. A partir de então, desenvolveu as cenas que compõem a vídeo-instalação em múltiplas telas com duração de 45 minutos. As projeções acontecem sobre tecidos semitransparentes, trazendo uma narrativa plural, que ocupa o espaço térreo do Solar da Marquesa de Santos.

Este projeto dá continuidade à pesquisa da artista sobre a relação entre representação e realidade e a mistura entre a linguagem ficcional e documental na imagem em movimento. A trajetória da Marquesa de Santos se desenvolve política e socialmente na sociedade da época do Império Brasileiro, tornando-a um personagem histórico relevante para o conhecimento da própria História do Brasil. 

Serviço: Exposição “Domitilas”, vídeo-instalação de Kika Nicolela. Museu da Cidade – Solar da Marquesa de Santos. Rua Roberto Simonsen, 136. Telefone: 3241-1081. Abertura: 15/11, às 13h. Visitação: De 15 de novembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015. De terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Serviço educativo disponível. 
Outras informações: www.museudacidade.sp.gov.br