Para celebrar o mês da Consciência Negra, projeto Filosofia e Cinema exibe filmes com temática africana

Encontros ocorrem nos dias 5 e 19 de novembro no CCJ


Premiado em 1984, no XXIV Festival de Cinema de Cartagena (Colômbia),
o filme "Quilombo", de Cacá Diegues, integra a programação



Por Natália Tayota


No mês em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, o projeto “Filosofia e Cinema – Nas suas Múltiplas Linguagens”, realizado no Centro Cultural da Juventude (CCJ), traz a exibição de filmes que têm a África como tema central. As sessões, seguidas de debate, acontecem nos dias 5 e 19 de novembro e são mediadas pelo educador Rafael Torres, do Polo de Produção Cultural e Desenvolvimento Social Monte Zion.

No dia 5, a programação conta com a exibição do curta-metragem “Phatyma”, de Luiz Chá, e dos longas “Pierre Verger: Mensageiro entre dois mundos”, de Lula Buarque de Hollanda e “Kirikou e os animais selvagens”, dos diretores Bénédicte Galup e Michel Ocelot. Já no dia 19, são exibidos “Abdias Nascimento: Memória Negra”, de Antonio Olavo; e “Quilombo”, de Cacá Diegues.  

O documentário “Pierre Verger: Mensageiro entre dois mundos”, que tem apresentação e narração de Gilberto Gil, relata a vida do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger, que se radicou em Salvador (BA) e estudou as influências culturais entre Brasil e África. O filme “Quilombo”, premiado em 1984 no XXIV Festival de Cinema de Cartagena (Colômbia) e no Festival de Miami (EUA), fala sobre o período colonial brasileiro e a formação do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, que na época pertencia à Capitania de Pernambuco e hoje faz parte do estado de Alagoas.

Ao final das sessões, Rafael Torres coordena o bate-papo sobre a temática abordada nas produções. Os encontros têm como objetivo discutir a filosofia por trás das produções cinematográficas.

Serviço: Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. Dias 5 e 19, das 15h às 21h. Grátis.

Veja a programação completa:

| Os filmes são exibidos em DVD.
| Não é necessário retirar ingresso.

PHATYMA
(Moçambique, 2010, 9 min, documentário). Dir.: Luiz Cha.
Menina vive no sul de Moçambique e reflete sobre a vontade de conseguir unir harmoniosamente suas tradições com a necessidade de se modernizar.
PIERRE VERGER: MENSAGEIRO ENTRE DOIS MUNDOS
(Brasil, 1999, 83 min, documentário). Dir.: Lula Buarque de Hollanda. Participações: Jorge Amado, Maurice Baquet, Mestre Braga e outros. Narração: Gilberto Gil.
Vida e obra do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger. Após viajar ao redor do mundo, em 1946, ele se radicou em Salvador (Bahia), onde passou a estudar as relações e as influências culturais entre Brasil e Golfo do Benin (África).
KIRIKOU E OS ANIMAIS SELVAGENS
(França, 2005, 74 min, animação). Dir.: Bénédicte Galup e Michel Ocelot.
O avô do minúsculo Kirikou conta as aventuras do garoto, dentre elas como aprendeu a ser jardineiro, detetive, artesão, doutor, comerciante e viajante, percorrendo diversos recantos da África.
| Exibições seguidas. Dia 5, das 15h às 21h

ABDIAS NASCIMENTO: MEMÓRIA NEGRA
(Brasil, 2008, 90 min, documentário). Dir.: Antonio Olavo.
Trajetória de Abdias Nascimento, militante negro nascido em 1914, cuja obra e atuação política no século 20 são essenciais para a compreensão da importância do negro na sociedade brasileira.
QUILOMBO
(Brasil/França, 1984, 119 min). Dir.: Cacá Diegues. Com Zezé Motta, Tony Tornado, Grande Otelo e outros.
Por volta de 1650, num engenho de Pernambuco, grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles está Ganga Zumba, um príncipe africano.
| Exibições seguidas. Dia 19, das 15h às 21h