Escurinho do Acordeon se apresenta no projeto Baião de Quarta

O trio faz shows todas as quartas de outubro, na Galeria Olido

Por Gabriel Fabri

Quando tinha apenas oito anos, Francisco Miguel de Paula começou a tocar o acordeão e não tardou a animar as festas no município de Viçosa, em Minas Gerais. Há 50 anos, formou uma banda com seu amigo João Caetano e, mais para frente, o filho José Francisco de Paula completou o trio. Assim, Escurinho do Arcodeon, como Francisco Miguel era chamado, foi a inspiração para o nome do grupo, que se apresenta em outubro no projeto Baião de Quarta, na Galeria Olido. Ao todo, são cinco apresentações, todas as quartas-feiras do mês, às 19h. 

O grupo interpreta canções de diversos estilos musicais, como xote, bolero, valsa e samba. No entanto, clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Gilberto Gil são os destaques do repertório. Gonzaga, conhecido como Rei do Baião, é a grande influência do grupo, já que o estilo musical que ficou famoso por meio de Gonzaga era sucesso na cidade de Viçosa. Integram o repertório do show canções como “Xote das Meninas” e “A Volta da Asa Branca”.

O Baião de Quarta é um projeto permanente da Secretaria Municipal de Cultura. Todo mês, uma banda ou intérprete diferente se apresenta na Galeria Olido, às quartas-feiras, mostrando o melhor do baião.

Serviço: Galeria Olido – Vitrine da Dança. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dias 1º, 8, 15, 22 e 29, 19h. Grátis