Jovens aprendem inglês brincando na Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato

Na atividade “Brincando Em Inglês”, o contato com a língua inglesa é incentivado por meio de trabalhos em equipe e atividades lúdicas

Por Gabriel Fabri

Motivação. Esse pode ser um grande diferencial na hora de aprender outra língua. E como incentivar as crianças a encararem com animação uma aula de inglês? Tatiana Santanna encontrou uma resposta para essa pergunta com a atividade “Brincando em Inglês”, que ministra na Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato desde o ano passado. As aulas, que recomeçam no dia 1º, acontecem uma vez por semana, às sextas-feiras, a partir das 17h40, e são moldadas a partir das demandas dos jovens. 

A professora explica que a turma atual é bastante heterogênea, com relação à idade. “A minha aluna mais nova tem sete anos, enquanto a mais velha já está até na faculdade”, afirma. O que acontece a cada encontro é definido em conjunto com a turma, a partir das sugestões de cada um.

Tatiana relata uma atividade que costuma fazer com bastante frequência. Os jovens decidem sobre o que querem aprender e compartilham as palavras que sabem sobre o tema (por exemplo, “animais”). Então, eles se dividem em grupos e criam pequenas histórias, que são encenadas para toda a turma. Tudo isso em inglês. Assim, eles apreendem usando a criatividade e a desinibição, o que resulta em uma experiência interessante e divertida. “Sempre sou surpreendida por eles”, revela a professora. 

Serviço: Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. R. General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro.| tel. 3256-4122, 3256-4438 e 3256-4038. De 1º a 29. 6ª, 17h40. Grátis