Exposição no Centro Cultural São Paulo revisita tradição nordestina de xilogravuras

Com curadoria de Bené Fonteles, a mostra, que fica em cartaz até 12 de outubro, traz cerca de 200 obras de xilogravura

Xilogravura "Banda Cabaçal", de José Lourenço, uma das obras 
que pode ser conferida na exposição

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) apresenta a exposição “Nordeste Reinventado na Imagem Gravada”, com curadoria de Bené Fonteles. A mostra, que fica em cartaz até 12 de outubro, traz cerca de 200 obras de xilogravura realizadas por 27 gravadores, entre eles, como Stênio Diniz, Gilvan Samico, José Lourenço, Francisco de Almeida. 

Fonteles é artista plástico, compositor, escritor e pesquisador especializado em xilogravura, método que ele estuda desde a década de 1980. Fonteles irá doar todo o seu acervo de “Xilogravura Nordestina – Trajetória e Evolução” para a Coleção de Arte da Cidade, sediada no CCSP. Em 2011, o curador expôs, no Memorial da Cultura Cearense este acervo que agora chega a São Paulo inserido em uma mostra ainda mais ampla. Está presente na seleção de obras toda a riqueza estética e o universo cultural que marca esta forma de arte. 

Além das xilogravuras, o visitante também poderá consultar um acervo de literatura de cordel ilustrado pelos xilógrafos e um atelier de xilogravura com oficinas do gravador José Lourenço aberto ao público. 

Serviço: Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco. Centro. Abertura: Dia 26/7, às 11h. Até dia 12/10. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis