Biblioteca Menotti Del Picchia estreia sua primeira mostra de cinema

Títulos variados são exibidos sextas-feiras, às 14h, com entrada gratuita


Jogos Vorazes, de Gary Ross, abre a programação

Por Natália Tayota


No mês de agosto, entre os dias 1º e 29, a Biblioteca Pública Menotti Del Picchia, localizada na zona norte da cidade, realiza, pela primeira vez, uma mostra de cinema. O projeto “Cinema na Menotti” traz às sextas-feiras uma programação de filmes de épocas e gêneros variados.

A mostra abre com Jogos Vorazes (2012), de Gary Ross, filme baseado em uma trilogia da escritora Suzanne Collins. O longa de ficção científica acontece em um futuro distante, no qual boa parte da população é controlada por um regime totalitário que tem 12 distritos sob sua tutela. Anualmente, é realizado um jogo com um representante de cada distrito, em que apenas um competidor sobrevive. O filme foi premiado na 21ª edição do MTV Movie Awards como melhor interpretação feminina para Jennifer Lawrence e masculina para Josh Hutcherson.

A programação exibe também a animação japonesa “Ponyo – Uma amizade que veio do mar” (2008), do renomado diretor Hayao Miyazaki, que conta a história de um garoto de 5 anos que mora em um penhasco com vista para o mar e que faz amizade com um peixinho dourado, iniciando uma grande aventura com os seres marinhos. O clássico “Tempos Modernos” (1936), de Charles Chaplin, uma crítica à industrialização e mecanização do trabalho, representado pelo personagem Carlitos, também integra a mostra.

Serviço: Biblioteca Pública Menotti Del Picchia. R. São Romualdo, 382. Bairro do Limão. Zona Norte. | tel. 3966-4814 e 3956-5070. De 1º a 29. 6ª, 14h. Grátis.

Veja a programação completa:

| Os filmes são exibidos em DVD.

JOGOS VORAZES
(The Hunger Games, EUA, 2012, 142 min). Dir.: Gary Ross. Com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Woody Harrelson e outros. +14 anos.
No futuro, um casal de adolescentes de cada um dos 12 distritos existentes na Terra deve participar de um #reality show# fatal em que apenas um competidor sobrevive. Uma dupla consegue subverter as regras mostrando, aos olhos do público, que está apaixonada.
| Dia 1º, 14h

A FAMÍLIA DO FUTURO
(Meet the Robinsons, EUA, 2007, 96 min, animação, dublado). Dir.: Stephen J. Anderson. Livre.
Garoto cria uma máquina que o ajudará a encontrar sua mãe biológica e ter uma família. Porém a invenção é roubada e ele terá que contar com a ajuda de um jovem misterioso que o leva para uma viagem no tempo para tentar recuperar o aparelho.
| Dia 8, 14h

PONYO - UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR
(Gake no ye no Ponyo, Japão, 2008, 101 min, animação, dublado). Dir.: Hayao Miyazaki. Livre.
Garoto de 5 anos mora em um penhasco com vista para o mar. Um dia, ao brincar na praia, encontra um peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia e tem início uma grande aventura que envolve seres marinhos.
| Dia 15, 14h

TEMPOS MODERNOS
(Modern Times, EUA, 1936, 89 min). Dir.: Charles Chaplin. Com Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman e outros. Livre.
O filme faz uma crítica ao mundo industrializado. Na trama, Carlitos é um operário levado à loucura pela repetição frenética de seu trabalho.
| Dia 22, 14h

APOLLO 13
(EUA, 1995, 140 min, dublado). Dir.: Ron Howard. Com Tom Hanks, Kevin Bacon, Ed Harris e outros. Livre.
Depois de sobreviver a uma explosão a caminho de uma missão na Lua, astronautas americanos correm o risco de ficar sem oxigênio ao reentrar na órbita da Terra.
| Dia 29, 14h