Boca é tema de coreografia da Focus Cia. de Dança

“Dente de Leite” permanece em cartaz de 12 a 15 de dezembro, na Galeria Olido


Espetáculo explora movimento das ações funcionais
até os usos metafóricos da boca


Por Natália Tayota


A boca é a personagem central da nova coreografia que a Focus Cia. de Dança, do Rio de Janeiro, estreia dia 12 na Galeria Olido. Com o nome “Dente de Leite”, o espetáculo aborda os diversos usos dessa que é uma das principais partes do corpo humano.

O diretor e coreógrafo Alex Neoral decidiu colocar em movimento desde as ações funcionais até os usos metafóricos da boca, fazendo um jogo descontraído sobre esse importante veículo de comunicação e de sobrevivência do ser humano. Desde o nascimento, a boca é responsável pelos primeiros laços afetivos dos homens, pois é por meio dela que os bebês choram e pedem alimentação. Na fase adulta, representa um lugar de grande prazer, seja gastronômica ou amorosamente.

“A boca é fonte de expressão individual e coletiva, lugar de onde saíram palavras que mudaram o mundo e fizeram história. Histórias que mudaram com protestos ou com o encontro de duas bocas em um beijo clássico de cinema. É por aí que caminha nosso trabalho”, afirma o diretor.

Com um elenco de sete bailarinos, incluindo Neoral, o espetáculo tem cenário assinado por Márcio Jahú e traz uma estrutura côncava, como se os integrantes estivessem dentro de uma boca. De autoria de André Vital, os figurinos são inteiramente brancos para remeter aos dentes.

A Focus Cia. de Dança estreou no ano 2000 e, hoje, é um dos grupos cariocas mais atuantes. À frente da companhia, Neoral dirige e coreografa os espetáculos. Em 2007 e 2008, seus trabalhos foram indicados entre os melhores do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil. Entre 2010 e 2011, o grupo se apresentou em 32 cidades francesas, com destaque para Lyon, na aclamada Bienal de Dança. Portugal, Itália, Alemanha e Panamá também receberam suas produções. No Brasil, a Focus levou seus espetáculos para quase 60 cidades. Criado em 2011, “As Canções que Você Dançou para Mim”, baseado na obra do cantor Roberto Carlos, foi escolhido como um dos melhores pelo jornal O Globo e pelo guia da Folha de S. Paulo. Reencenada em 2013 no palco da dança da Virada Cultural paulistana, na Praça das Artes, a encenação fez grande sucesso.

Serviço: Galeria Olido – Sala Paiçandu. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 12 a 15. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)