CCJ recebe o primeiro Festival de Funk da Periferia

Evento acontece dia 14 e contará com apresentação de um inédito Coral dos MCs

Por Gabriel Fabri

Em parceria com a Liga do Funk, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) promete revelar novos talentos na primeira edição do Festival de Funk da Periferia, no dia 14, a partir das 14h. Além de nomes de uma nova geração do gênero, composta por artistas da Zona Norte, também se apresentam o MC Menor da Chapa e o Coral de MCs.


Segundo Thelles Henrique, membro da Liga do Funk, o festival será importante pela oportunidade que proporciona a novos talentos das comunidades: uma chance para lançá-los a um grande público. Thelles define esses artistas como jovens em estado de vulnerabilidade social, “mas que encontraram no funk uma válvula de escape, um sonho e uma oportunidade de projeção e prosperidade fora do crime”, diz.


O destaque é o MC Menor da Chapa, “um dos maiores exemplos de sucesso e prosperidade da história do funk”, de acordo com Thelles. Também se apresenta, pela primeira vez, o Coral dos MCs, um projeto que pretende lançar um novo grupo de cantores. No repertório, clássicos do funk “em ritmo de coral”, como o “Rap da Felicidade”, de Cidinho e Doca.


 “O funk é a maior fonte de lazer nas quebradas”, afirma Thelles e por isso, segundo ele, não está presente somente nos bailes, mas também no comportamento e na moda, por exemplo. “É um ritmo que cria conceitos e forma opiniões”, tendo, na sua visão, uma influência no jovem da periferia semelhante a que teve o samba no passado.


A Liga Do Funk é uma associação sem fins lucrativos que luta em prol dos direitos dos profissionais do funk, auxiliando e qualificando para o show business.


Serviço: +14 anos. Centro Cultural da Juventude – teatro de arena. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. Dia 14, das 14h às 20h. Grátis (retirar ingresso a partir das 13h na recepção do CCJ)