Mangalê enaltece a dança no candomblé

Coreografia será apresentada no CCJ e no CCSP, nos dias 11 e 13 de dezembro


Projeto tem financiamento do Programa para a Valorização
de Iniciativas Culturais - VAI 2013


Por Natália Tayota


O fascínio do candomblé sai dos terreiros para inspirar diversas linguagens artísticas, entre elas a dança. É o caso do espetáculo “Mangalê’, encenado em dois espaços da Secretaria Municipal de Cultura: os Centros Culturais da Juventude e São Paulo, respectivamente nos dias 11 e 13.

O projeto de pesquisa e produção contempla duas nações africanas: Ketu e Angola. No candomblé, a palavra “nação” é usada para distinguir seus segmentos, diferenciados pelo dialeto utilizado nos rituais, o toque dos atabaques e a liturgia. Com direção de Petra Vani, que também integra o elenco junto com Val Ribeiro, o espetáculo tem acompanhamento musical de Alysson Bruno e Rômulo Nardes na percussão e Negravat no canto.

Financiado pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais - VAI 2013, o projeto pretende divulgar a cultura do candomblé, sem preconizar o aspecto religioso, além de levantar a consciência sobre a preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, resgatando suas origens e valores.

Serviço: Centro Cultural da Juventude – anfiteatro. Zona Norte. Dia 11, 20h (retirar ingresso a partir das 19h na recepção do CCJ). Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Dia 13, 20h (retirar ingresso a partir das 18h). Grátis