Encontro de música experimental chega ao CCSP

Percussionista inglês Joby Burgess faz show e ministra oficina de percussão e eletrônica, o evento acontece entre os dias 4 e 7


Músico inglês Joby Burgess coordena
workshop de percussão e música eletrônica, dia 7


Por Amanda Monteiro

                                                                                                               Considerada um dos grandes marcos na história das artes no século 20, a “Música Estranha” é tema do Encontro Internacional de Música Experimental, que chega ao Centro Cultural São Paulo (CCSP) entre os dias 4 e 7, com entrada franca. O estilo é conhecido por dar vazão a diversas experiências, misturando instrumentos, como cordas, percussão e sopro, em arranjos inovadores.

A programação reúne shows, debates, workshops e palestras em diversos espaços da cidade. No CCSP, o Trio Universos abre o evento, dia 4, às 20h30. O grupo transforma sons do violão e da flauta em tempo real por meio de um computador. Mais tarde, às 21h20, Ivan Ilic, pianista sérvio-americano residente em Paris, interpreta obras do renomado autor norte-americano Morton Feldman.

Original de São Paulo, o Trio Piranesi lança, dia 5, às 20h30, seu primeiro CD, que traz obras de novos compositores paulistas contemporâneos.

No dia 7, às 10h, um workshop de percussão e eletrônica é coordenado por Joby Burgess. Músico inglês com uma carreira de renome internacional, o instrumentista, que também é professor e diretor da escola Junior Trinity College of Music, em Greenwich, trabalha com improvisação, ritmo e composição, com influências do oeste africano. Após o encontro, Burgess faz um show às 14h.

Ainda no dia 7, às 13h, ocorre a palestra “Classical:Next”, com a diretora dessa feira internacional de música erudita, Jennifer Dautermann. A convidada é também idealizadora independente do C3 Festival, grande encontro de música erudita e eletrônica, considerado inovador em Berlim, e que vem se expandindo ao redor do mundo.

Uma roda de conversa, às 14h, encerra o ciclo de debates. O tema abordado é “Panorama Experimental da Música Instrumental Contemporânea” e participam Jennifer Dautermann; Ivan Ilic; Gabriel Prokofiev, compositor e criador do selo londrino NONclassical; David McLoughlin, gerente do projeto BM&A (Exportação Música Brasil); e Thiago Cury, compositor e diretor da ÁguaForte Produções.

Serviço: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, próximo da Estação Vergueiro do metrô. Tel. 3397-4001. De 4 a 7. Grátis

TRIO UNIVERSOS
Músicos: Daniel Murray, Giuliana Audrá e Sergio Kafejian.
Utilizando a captura e a transformação dos sons do violão e da flauta em tempo real por meio do computador, cada músico do trio tem seus sons automaticamente gravados, processados e difundidos no ambiente do concerto.
| Espaço Cênico Ademar Guerra. Dia 4, 20h30

IVAN ILIC
Residente em Paris, o pianista sérvio-americano estreia em palcos brasileiros com este repertório formado por obras do renomado compositor contemporâneo norte-americano Morton Feldman, apresentado sobre projeções visuais especialmente criadas por Gaëtan Robillard.
| Espaço Cênico Ademar Guerra. Dia 4, 21h20

TRIO PIRANESI
Músicos: Felipe Scagliusi, Simona Cavuoto e Alberto Kanji.
O trio lança seu primeiro CD, premiado pelo edital de Música Erudita da Secretaria de Estado da Cultura, que traz novos compositores contemporâneos de São Paulo.
| Sala Jardel Filho. Dia 5, 20h30

WORKSHOP DE PERCUSSÃO E ELETRÔNICA
Coord.: Joby Burgess (um dos mais versáteis e criativos percussionistas da Grã-Bretanha, desde 2004 é professor e diretor de percussão no Junior Trinity College of Music, Greenwich).
Em suas oficinas de percussão, Burgess enfoca ritmo, composição e improvisação, utilizando muitas vezes sons do oeste do continente africano.
| Espaço Cênico Ademar Guerra. Dia 7, 10h

PALESTRA CLASSICAL: NEXT
Com Jennifer Dautermann (organizadora do primeiro C3 Festival, evento de música erudita contemporânea mesclada à eletrônica, e diretora da Classical: Next, maior feira internacional de música erudita).
| Sala de Debates. Dia 7, 13h (não é necessário retirar ingresso)

RODA DE CONVERSA: PANORAMA INTERNACIONAL DA MÚSICA EXPERIMENTAL E CONTEMPORÂNEA
Com Jennifer Dautermann (Feira Internacional Classical: Next), Ivan Ilic (músico), Gabriel Prokofiev (compositor e criador da NONclassical - selo, gravadora e espaço para performances em Londres), David McLoughlin (gerente do projeto “BM&A” - Exportação Música Brasil) e Thiago Cury (compositor e diretor da ÁguaForte Produções).
| Sala de Debates. Dia 7, 14h (haverá tradução simultânea e não é necessário retirar ingresso)

CONCERTO NONCLASSICAL
Gabriel, neto do compositor erudito Sergei Prokofiev, traz recortes de suas composições para percussão e eletrônica juntamente com o percussionista inglês Joby Burgess. Gabriel Prokofiev ainda atuará como DJ, mixando música erudita e eletrônica.
| Espaço Cênico Ademar Guerra. Dia 7, 16h

CONCERTO
No programa, a peça “Cello Multitracks”.
| Espaço Cênico Ademar Guerra. Dia 7, 17h10