Bibliotecas Públicas recebem a mostra de filmes “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”

Com início no dia 1° de dezembro, programação também promove leituras e debates sobre o tema


Filme egípcio "Cairo 678" apresenta luta de mulheres
contra o machismo no país


Por Amanda Monteiro


A partir do dia 1° de dezembro, as bibliotecas públicas Roberto Santos, Viriato Corrêa, Monteiro Lobato, Cora Coralina e Pedro Nava fazem parte da grade do evento “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. A programação promove leituras e exibição de filmes visando estimular um compromisso social ainda maior por parte da sociedade e de órgãos públicos com relação a essa problemática.

Todos os longa-metragens procuram ampliar o olhar do espectador para a prevenção e a erradicação dos maus tratos contra mulheres e meninas, abordando temas como a opressão que sofrem dentro de seus próprios lares, assédio sexual e a desvalorização profissional no ambiente de trabalho.

Os filmes, que serão exibidos gratuitamente por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, explanam sobre vários aspectos que permeiam a vida social e pessoal da mulher atualmente. Os efeitos da influência da mídia e as dificuldades enfrentadas no cotidiano são alguns dos relatos que podem ser vistos na programação.

Além da exibição de filmes, o evento ainda promove leituras e debates que apontam novas direções para mobilizar a sociedade. A biblioteca Cora Coralina recebe no dia 3, às 15h, após a exibição do filme “Pelos Meus Olhos”, uma mesa de debates com a presença da doutora em sociologia e assessora de ações temáticas da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Mária Lúcia da Silveira. Já no dia 4, é a vez da biblioteca Monteiro Lobato promover, às 15h, após o filme “Elvis e Madona”, um debate com Márcia Rocha, travesti e advogada integrante da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB/SP.

Os diálogos discorrem sobre o cumprimento da lei que assegura a qualidade de vida de qualquer cidadão, sem qualquer distinção, destacando questões para o público feminino.

Serviço:

BP Roberto Santos. R. Cisplatina, 505, Ipiranga. Zona Sul. Tel. 2273-2390 e 2063-0901

BP Viriato Corrêa. R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul. Tel. 5573-4017 e 5574-0389

BIJ Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485. Vila Buarque 01223-011 - São Paulo, SP Tel.: 11 3256-4438 e 11 3256-4122.

BP Cora Coralina. R. Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianases. Zona Leste. Tel. 2557-8004

BP Pedro Nava. Rua Helena do Sacramento, nº 1.000 – Mandaqui. Zona Norte. Tel. 2973-7293

Veja a programação completa:

FLOR DE DESERTO
(Desert Flower, Alemanha/Áustria/França, 2009, 124 min). Dir.: Sherry Hormann. Com Timothy Spall, Sally Hawkins, Juliet Stevenson e outros. +14 anos.
Filme autobiográfico da modelo internacional Waris Dirie, vítima, quando menina, da mutilação genital praticada na Somália e que denunciou ao mundo essa prática cruel e ignorante.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 1º, 16h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 6, 15h

CAIRO 678
(678, Egito, 2010, 110 min). Dir.: Mohamed Diab. Com Nahed El Sebaï, Nelly Karim, Maged El Kedwany e outros. +14 anos.
Três mulheres egípcias com vidas completamente diferentes se unem para combater o machismo que impera no Egito contemporâneo.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 1º, 18h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 7, 15h

PELOS MEUS OLHOS
(Te Doy Mis Ojos, Espanha, 2003, 102 min). Dir.: Icíar Bollaín. Com Luis Tosar, Candela Peña, Chus Gutiérrez e outros. +16 anos.
História de uma mulher, vítima de violência doméstica, que foge de casa levando o filho.
| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 3, 15h. Após a exibição, debate com Mária Lúcia da Silveira (doutora em sociologia e assessora de ações temáticas da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres).
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 6, 19h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 14, 15h

ELVIS E MADONA
(Brasil, 2010, 105 min). Dir.: Marcelo Laffitte. Com José Wilker, Simone Spoladore, Igor Cotrim e outros. +14 anos.
A partir de um encontro inusitado, surge a história de amor entre uma entregadora de pizzas masculinizada e um travesti que sonha montar um show.
| BIJ Monteiro Lobato. Centro. Dia 4, 15h. Após a exibição, debate com Márcia Rocha (travesti e advogada integrante da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB/SP).

TERRA FRIA
(North Country, EUA, 2005, 126 min). Dir.: Niki Caro. Com Charlize Theron, Sean Bean, Michelle Monaghan e outros. +16 anos.
Primeiro caso de processo judicial por conta de assédio sexual nos EUA.
| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 4, 15h
| BP Pedro Nava. Zona Norte. Dia 5, 16h
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 6, 16h

PRECIOSA - UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA
(Precious, EUA, 2009, 109 min). Dir.: Lee Daniels. Com Amina Robinson, Chyna Layne, Gabourey Sidibe e outros. +16 anos.
Maltratada pela mãe e violentada pelo pai, moça negra cresce pobre, analfabeta e obesa. Aos 16 anos, grávida do segundo filho, ela resolve estudar em uma escola alternativa e mudar sua vida.
| BIJ Monteiro Lobato. Centro. Dia 6, 15h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 7, 17h

IMAGEM MULHER
(Brasil, 2012, 57 min). Dir.: Maristela Sanches Bizarro. Com Sandra Regina Alves, Norma Cubillos, Ana Cláudia Martins e outros. Livre.
O documentário questiona os estereótipos impostos às mulheres e o impacto que estes exercem na vida de cada uma.
| BP Pedro Nava. Zona Norte. Dia 6, 16h. Após a exibição, debate com Norma Cubillo (assistente social e servidora da Secretaria de Cidadania e Ação Social de Mauá)

AMOR?
(Brasil, 2010, 100 min). Dir.: João Jardim. Com Ângelo Antônio, Eduardo Moscovis, Júlia Lemmertz e outros. +14 anos.
Mistura poética de documentário com ficção sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência, como ciúme, culpa, paixão e poder.
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 6, 17h
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 8, 18h

ACUSADOS
(The Accused, EUA/Canadá, 1988, 111 min). Dir.: Jonathan Kaplan. Com Jodie Foster, Kelly McGillis e outros. +14 anos.
Vítima de estupro enfrenta o sistema penal dos EUA para provar sua inocência. Antes do longa-metragem, será exibido o curta “Nem com Uma Flor”.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 8, 16h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 14, 17h