CCJ recebe primeira Feira Cultural do Vinil

Evento, que conta com discotecagem, acontece no dia 30 de novembro


Parceria com a loja Viva Vinil contará com stands de venda e troca de LPs e apresentação de DJs

Por Gabriel Fabri


O vinil está de volta. Não mais cultuado apenas por saudosistas colecionadores, agora os antigos LPs estão retornando aos mercados e despertando a curiosidade dos jovens. De olho nessa tendência, o Centro Cultural da Juventude (CCJ), em parceria com a loja Viva Vinil, recebe a Feira Cultural do Vinil no dia 30 de novembro. O evento acontece das 14h às 19h e contará com stands de venda e troca de LPs e apresentação de DJs, com set focado em música brasileira.


A loja Viva Vinil foi criada em 2012 e, em 2013, já organizou outras sete feiras. Essa será a primeira no CCJ. Serão mais de 15 expositores, entre eles lojistas, colecionadores e pesquisadores especializados em vinil, em diversos gêneros, como samba, jazz e hip hop. A Sensorial Discos, que trabalha com grande diversidade de estilos, a Pindorama Discos, com foco em música brasileira, e o Esquadrão do Groove, especializada em Black Music, Soul e Funk, são alguns dos expositores.


A discotecagem ficará por conta da Viva Vinil, que tocará música brasileira, em um set bastante diversificado que inclui jazz e afrobeat. O grupo Molocomosga Som é convidado da edição, tocando sons da música negra mundial, também visando uma diversidade de estilos – funk, rock n’ roll e ritmos latinos fazem parte do repertório. Com a feira, os organizadores pretendem descentralizar o acesso ao vinil, reaproximando essa cultura e a periferia.


Para Alan Fernandes e Marina Mello, da Viva Vinil, o vinil é importante, pois “resgata, de modo atemporal, artistas já esquecidos do grande público”. Segundo eles, sua retomada coloca em cheque “todo o conceito de modernidade e mercado que veio substituir”.


Serviço: Centro Cultural da Juventude – área de convivência. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Dia 30, das 14h às 19h. Entrada franca