Filmcup Brasil & França 2013 exibe coproduções entre os dois países no Cine Olido

Mostra de cinema Panorama BR>>FR acontece de 29 de novembro a 1º de dezembro; Praça das Artes recebe programação de debates e palestras

Por Gabriel Fabri

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, a Galeria Olido recebe a mostra Panorama BR>>FR, que integra a programação do Filmcup Brasil & França 2013. Paralelamente aos encontros de profissionais do audiovisual da França e do Brasil, que tem atividades na Praça das Artes e Itaú Cultural, a Mostra exibe sete filmes que são coproduções entre os dois países, com preço popular.


Correalizado pela Secretaria Municipal de Cultura e com apoio da Ancine, o Filmcup Brasil & França 2013 é um evento dedicado a profissionais de cinema, televisão e novas mídias, que visa aproximar a produção de ambos os países. Os representantes de 86 projetos inscritos poderão apresentar suas ideias para potenciais parceiros durante os encontros, que acontecem no dia 1º de dezembro na Praça das Artes. O objetivo é fomentar a realização de coproduções entre os dois países.


Entre os destaques do Panorama BR>>FR, está o filme “Histórias que só existem quando são lembradas”, de Julia Murat, coproduzido também pela Argentina. Exibido no Festival de Veneza, o longa conquistou mais de 30 prêmios internacionais, entre eles o de Melhor Filme, eleito pelo público, no Festival do Cinema Brasileiro de Paris 2012. A exibição na Olido ocorre dia 29, às 19h.


A diretora de “Histórias que só existem quando são lembradas”, Julia Murat, é filha de Lucia Murat, cineasta que também terá um filme exibido na Mostra - “Quase Dois Irmãos”, que tem como pano de fundo a relação entre política, ditadura, música popular e tráfico de drogas. A obra é coproduzida por Brasil, França e Chile, com exibição no dia 30, às 15h.


Com duas exibições, “Tabu”, dirigido pelo português Miguel Gomes, terá sessões nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, às 17h. Além de França e Brasil, o filme tem co-produção da Alemanha e de Portugal. Também integram a mostra “Era Uma Vez, Eu, Verônica”, de Marcelo Gomes, e “Diários de Motocicleta”, de Walter Salles, entre outros.


Serviço: Galeria Olido – Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 29/11 a 01/12. R$1.  


Programação da Praça das Artes:

Ação: Meetings One-to-One + Exposição e Encontros Film Comission.
Público: Circulante, com previsão máxima de 90 pessoas simultaneamente.
Dia 01/12, 10h a 18h I Salão de Convivência. 1º andar

Ação: Seminário de Roteiro (Tríplice Aliança), Painéis Temáticos e Mesas de Debate.
Público: Circulante, com lotação máxima de 200 pessoas simultaneamente.
Montagem Espaço: Cadeiras dispostas em formato auditório, Mesa, Microfones e Telão sobre o palco, Som, Projetor, Cabine de tradução simultânea no fundo do auditório.
Dia 01/12, 10h a 19h I Sala do Conservatório. 1º andar

Ação: Coquetel de Encerramento.

Público: Circulante, com previsão máxima de 150 pessoas simultaneamente.
Montagem Espaço: Vide Meetings One-to-One.
Dia 01/12, 19h a 21h I Salão de Convivência + Cozinha + Bar.1º andar.

Programação do Panorama:

MUTUM

Sandra Kogut Brasil/França, 95min, 2007. DVD
Sinopse: Mutum quer dizer mudo. É uma ave negra que só canta à noite. E Mutum também é o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através de seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo,Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá que aprender a deixá-lo.
Dia 29/11, às 15h

O CÉU DE SUELY

Karim Aïnouz. Brasil, França, Alemanha, 88min, 2006. 35mm
Sinopse: Suely nasceu e foi criada na pequena cidade de Iguatu, na Região Nordeste brasileira. Grávida, tenta a vida em São Paulo com o namorado. Meses depois, porém, volta à cidade natal, sem desistir de seu sonho de morar na cidade grande. Para concretizá-lo definitivamente, bola um plano para conseguir condições materiais.
Dia 29/11, às 17h

HISTÓRIAS QUE SÓ EXISTEM QUANDO LEMBRADAS
Julia Murat. Brasil/Argentina/França, 98min, 2011. 35mm
Sinopse: Como todos os dias, Madalena faz pão para o armazém do Antônio. Como todos os dias ela atravessa o trilho, onde o trem já não passa há anos, limpa o portão do cemitério trancado, ouve o sermão do padre, e almoça junto com os outros velhos habitantes da cidade. Vivendo da memória do marido morto, Madalena é acordada por Rita, uma jovem fotógrafa que chega na cidade fantasma de Jotuomba, onde o tempo parece ter parado.
Dia 29/11, às 19h

QUASE DOIS IRMÃOS

Lucia Murat. Brasil/Chile/França, 102min, 2004. 35mm
Sinopse: Nos anos 70, quando o país vivia sob a ditadura militar, muitos presos políticos foram levados para a Penitenciária da Ilha Grande, na costa do Rio de Janeiro. Da mesma forma como os políticos, assaltantes de bancos também estavam submetidos à Lei de Segurança Nacional. Ambos cumpriam pena na mesma galeria. O encontro entre esses dois mundos é parte importante da história da violência que o País enfrenta hoje. "Quase Dois Irmãos" mostra como essa relação se desenvolveu e o conflito estabelecido entre eles. Entre o conflito e o aprendizado, nasceu o Comando Vermelho, que mais tarde passou a dominar o tráfico de drogas.
Dia 30/11, às 15h

TABU  

Miguel Gomes. Portugal/Alemanha/Brasil/França, 118 min, 2012. Blu-ray.
Sinopse: Aurora é um idosa temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana, e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando Aurora morre, as outras duas passam a conhecer um oculto episódio do seu passado: uma história de amor e crime vivida numa África de filme de aventuras, que conta também a história do início do fim do império de Portugal no continente africano.
Dia 30/11 e 01/12, às 17h

ERA UMA VEZ, EU, VERÔNICA

Marcelo Gomes. Brasil/França, 90min, 2012.
Sinopse: Recife. Verônica tem 24 anos e vive uma fase de transição. Ela mora com o pai, José Maria, e acabou de se formar em Medicina. Sem tempo para a agitada vida que tinha quando era estudante, ela agora se dedica ao início da vida profissional em um ambulatório de hospital público. As condições são precárias e o cotidiano muito cansativo, não apenas pelo trabalho em si mas também por ouvir os problemas de dezenas de pacientes todo dia. Uma noite, ao voltar para casa, ela resolve usar o gravador para falar de seus próprios problemas.
Dia 30/11, às 19h

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

Walter Salles. Argentina, Brasil, Chile, Reino Unido, Peru, Estados Unidos, Alemanha, França e Cuba, 130min, 2004. Blu-ray
Sinopse: Adaptação para os cinemas do diário de Che Guevara, antes de se tornar líder revolucionário, em viagem de moto pela América pouco depois de formar-se em Medicina e que terminou por mudar os rumos de sua vida.
Dia 01/11, às 15h