Nota de Esclarecimento: aprovação de empreendimento na Vila Mariana

Empreendimento teve aprovação do Conpresp, pois o local pertence área envoltória da Casa Modernista

 O Departamento do Patrimônio Histórico avalia como extremamente positivo o engajamento da população para defender seu patrimônio histórico, mas acredita que as manifestações contrárias à deliberação favorável do CONPRESP devem ser bem canalizadas, tendo como referência o conhecimento das informações completas sobre o assunto e do compromisso com a preservação da história da cidade.

Em atenção às dúvidas relacionadas à construção de um empreendimento localizado na Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, em terreno vizinho a construções do arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik, o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) esclarece que o projeto foi objeto de cuidadosa análise por parte da Seção de Crítica e Tombamento do setor, por se tratar não só de um conjunto tombado, como por constituir  área envoltória da Casa Modernista, bem tombado pelo CONPRESP e CONDEPHAAT. A aprovação do empreendimento ocorreu porque o projeto proposto atende as diretrizes estabelecidas na legislação que incide sobre a área.

É imprescindível esclarecer que a construção terá um distanciamento do fundo do lote em que se encontram as casas, e o gabarito estabelecido para as construções é de, inicialmente recuo de 3m e 15metros com gabarito de 7metros emoldurando o conjunto de casas. Afastado a 15 metros das casas foi aprovado edifício de  no máximo, 30 metros, diretrizes que garantem a preservação da ambiência.

Acionada pelo Conpresp a fiscalização da Subprefeitura da Vila Mariana considerou que o estado atual segue todas as determinações aprovadas pelos órgãos competentes e isto se estende até do stand de vendas do empreendimento.

Estamos abertos a acolher quaisquer irregularidades que não correspondam à preservação adequada da nossa história e memória e que só pode ser compartilhada com seus herdeiros: a população de São Paulo
.