Teatro Leopoldo Fróes é nova opção cultural na Zona Sul

Shows musicais e espetáculos teatrais marcam a programação de abertura do espaço, dia 21 de novembro; Inauguração contará com show do grupo Samba da Vela, acompanhado pela sambista Fabiana Cozza, e apresentação de DJ Kri com Izzy Gordon; Até o fim do ano, Nanny Soul, Flávia Bittencourt e Mateus Sartori também se apresentam no teatro; Projeto “2013 em cena” traz para o novo espaço espetáculos que tiveram destaque nos palcos ao longo do ano.



No próximo dia 21 de novembro, o Teatro Leopoldo Fróes, localizado em Santo Amaro, zona sul, dentro da Biblioteca Prestes Maia, passa a receber programação cultural focada em música e teatro.

O complexo cultural foi totalmente reformado, com investimento de R$ 6,2 milhões. Modernização no sistema de cenotecnia, acessibilidade, camarins, projeto paisagístico, instalação de sistema de ar-condicionado e troca de poltronas estão entre as intervenções realizadas no espaço.


A inauguração do Teatro Leopoldo Fróes é parte de um processo de revitalização dos teatros municipais, que já contemplou os Teatros Cacilda Becker, Alfredo Mesquita, entre outros, e também transformou alguns auditórios de bibliotecas em teatros, tornando estes espaços bem equipados para receber espetáculos de pequeno e médio porte, como é também o caso dos Teatros Zanoni Ferrite, que funciona dentro da Biblioteca Paulo Setúbal, na zona leste. Esta medida amplia o número de salas na cidade, democratizando o acesso à cultura por meio da descentralização de equipamentos.


PROGRAMAÇÃO
Para estrear a programação do novo espaço, o grupo Samba da Vela, tradicional roda de samba da zona sul, convida a cantora Fabiana Cozza, que interpreta canções de seus três últimos álbuns, além de sambas consagrados nas vozes de Clara Nunes e Dona Ivone Lara. Após o show, o DJ Kri, responsável pela primeira gravação dos Racionais MC’s, em 1988, convida a cantora Izzy Gordon para discotecar.

Mateus Sartori apresenta, no dia 24, o repertório de seu álbum “Dois de fevereiro”, no qual regravou canções de Dorival Caymmi. Também passam pelo palco do Teatro neste mês de novembro as cantoras Nanny Soul, dia 22 e Flávia Bittencourt, dia 23, que trazem em seu repertório releitura de canções consagradas na voz de grandes intérpretes.


A programação teatral contempla inclui espetáculos para o público adulto e infantil. Até o final do ano, as apresentações teatrais integram o projeto “2013 em cena”, que fará um circuito por teatros da Secretaria Municipal de Cultura com espetáculos que se destacaram em 2013. Ao todo, seis espetáculos fazem curta temporada no Teatro Leopoldo Fróes: “Azirilhante”, da Cia. Simples; “Bem do Seu Tamanho”, do Núcleo Caboclinhas; “Terça no Hiper”, da Cia. Ferris; “A Rainha Procura...”, da Cia. Do Quintal; “Anatomia Woyzeck”, da Companhia Razões Inversas; “A Princesa e o Dragão”, da Cia. Ópera na Mala.


QUEM FOI LEOPOLDO FRÓES
Leopoldo Fróes — Niterói/RJ, 1882 - Davos/Suíça, 1932 Leopoldo Constantino Fróes da Cruz, nome artístico Leopoldo Fróes, nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 30 de setembro de 1882. Estreiou como ator no Teatro Príncipe Real, em Lisboa, com a peça “O Rei Maldito”, de Marcelino Mesquita. De volta ao Brasil, em 1915, foi contratado pela Companhia de Dias Braga. E, logo depois, montou a sua própria companhia teatral, em parceria com a atriz Lucília Peres. Entre 1917 e 1927, fez muito sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo e tornou-se o mais importante ator brasileiro de seu tempo. No auge de sua carreira, em 1918, fundou o Retiro dos Artistas — instituição para acolher os artistas idosos e sem amparo. No ano seguinte, recebe a doação de um terreno em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde foi instalado definitivamente o Retiro, ativo até os dias de hoje. Durante a filmagem da película Noite de Núpcias, em Paris, contraiu tuberculose e, em conseqüência, morreu no dia 1º de março de 1932, em Davos/Suíça.

Serviço: Teatro Leopoldo Fróes | Rua Antonio Bandeira, 114 – Santo Amaro – Zona Sul. Telefone: 5541 7057 | 111 lugares (107 poltronas e 04 espaços para cadeirantes) | Ar-condicionado na plateia | Acesso para deficientes

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Música

INAUGURAÇÃO: SAMBA DA VELA E FABIANA COZZA - DJ DRI E IZZY GORDON
120 min.
A tradicional Comunidade Samba da Vela, fundada pelos sambistas Magnu Sousa e Maurílio de Oliveira, ambos do Quinteto em Branco e Preto, além de Paquera e Chapinha, recebe a sambista paulistana Fabiana Cozza, ganhadora, em 2012, do Prêmio da Música Brasileira de Melhor Cantora. Após o show, o DJ Kri, responsável pela primeira gravação dos Racionais MC’s, em 1988, convida a cantora Izzy Gordon para discotecar.
| Dia 21, 19h (retirar ingresso, um por pessoa, a partir das 18h)

NANNY SOUL
Show: “Cabelo Duro”. 60 min.
Exaltando a beleza do povo negro, a cantora interpreta obras de Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Jards Macalé e outros compositores.
| Dia 22, 20h (retirar ingresso, um por pessoa, a partir das 19h)

FLÁVIA BITTENCOURT
Show: “Todo Domingos”. 60 min.
A cantora dá novas versões às composições de Dominguinhos, entre elas “Abri a Porta”, “De Volta pro Aconchego” e “Eu Só Quero um Xodó”, que ganhou elementos do flamenco e do bumba meu boi.
| Dia 23, 20h (retirar ingresso, um por pessoa, a partir das 19h)

MATEUS SARTORI
Show: “Dois de Fevereiro” - homenagem a Dorival Caymmi. 60 min.
O cantor interpreta faixas do CD “Dois de Fevereiro”, lançado em 2007 e considerado pela imprensa um dos melhores do ano. No repertório, canções de Caymmi, entre elas “Rosa Morena”, “O Samba da Minha Terra” e “Você Já Foi à Bahia?”.
| Dia 24, 19h (retirar ingresso, um por pessoa, a partir das 18h)

Teatro

2013 EM CENA
| DE 29/11 A 15/12 | Retirar ingresso, até um par por pessoa, uma hora antes.

AZIRILHANTE
Cia. Simples. Texto e dir.: Daniela Duarte. Concepção e interpretação: Flavia Melman. 70 min. +10 anos.
Ambientada numa cozinha, a peça mostra o depoimento fragmentado de três personagens: uma mãe bipolar, uma menina que não tem uma boa história para contar e uma atriz em crise.
| De 29/11 a 1º/12, 20h

TERÇA NO HIPER
Cia. Ferris. Texto: Emmanuel Darley; Tradução e Atuação: Fábio Ferretti; Direção: Vany Alves; Cenografia e Figurino: Osvaldo Gonçalves; Trilha Sonora: Dr Morris. 60 min. 12 anos.
Paula acompanha o pai ao supermercado que frequentava na infância e lida com olhares suspeito dos frequentadores por conta de sua mudança de sexo.
| Dias 6 e 7/12, 20h e dia 8/12, às 19h. Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita

ANATOMIA WOYZECK
Cia Razões Inversas (A partir dos fragmentos Woyzeck de Georg Büchner); Encenação: Marcio Aurélio; Assistente de direção: Lígia Pereira; Elenco: Paulo Marcello, Washington Luiz, Clóvis Gonçalves; Cenografia e Figurinos: Marcio Aurélio. 60 min. 14 anos.
Atores/pregoeiros apresentam os diversos fragmentos do texto criado a partir dos fragmentos Woyzeck de Georg Büchner, alternando-se nos personagens que compõe a história baseada no caso real do soldado Woyzeck, responsabilizado, condenado e executado pelo assassinato de sua mulher, ocorrido em Leipzig, na Alemanha, em 1821.
| Dias 13 e 14/12, 20h e dia 15/12, 19h.

Infantojuvenil

BEM DO SEU TAMANHO
Núcleo Caboclinhas. Obra original: Ana Maria Machado. Adapt.: Evill Rebouças. Dir.: Edu Silva. Com Giuliana Cerchiari, Luciana Silveira, Aline Anfilo e Geni Cavalcante. 50 min. Livre.
Tentando descobrir seu tamanho, garota chega a uma cidadezinha típica do interior e conhece, nessa trajetória, pessoas que a ajudam e outras que a confundem.
| Dias 30/11 e 1º/12, 16h

A RAINHA PROCURA...
Cia. Do Quintal. Concepção e direção geral : César Gouvêa; Atores: Rhena de Faria, Davi Taiu, Claudio Thebas, Denis Goyos, Alvaro Lages; Direção de arte: Elisa Rossin; Figurino: Elisa Rossin. 60 min. Livre.
Na tentativa de recuperar seu reino, a Rainha abre testes para bispos, cavalos, torres e peões. Porém, seus planos acabam mudando de rumo com a aparição de dois palhaços que preferem ser bobos da corte a servir como defensores do território.
| Dias 7 e 8/12, às 16h.

A PRINCESA E O DRAGÃO
Companhia Ópera na Mala.Texto: Sergio Serrano; Direção e interpretação: Cris Miguel; Músico: Sergio Serrano; Direção Musical: Cris Miguel; Cenografia e bonecos: Sergio Serrano; Figurinos: Cris Miguel e Carla Ribeiro; Iluminação: Roseli Marttinely. 50 min. Livre.
Espetáculo conta a história da Princesa Liubliana e de como ela enfrentou os dragões. Inspirado na História e cultura da Eslovênia, com música ao vivo, bonecos e muita brincadeira.
| Dias 14 e 15/12 às 16h.