Encontro literomusical celebra o Dia da Consciência Negra com poesias de Solano Trindade

Evento acontece no Centro Cultural da Penha no dia 22 de novembro


Músico Zinho Trindade, bisneto de Solano Trindade, participa do evento


Por Natália Tayota


Na Semana da Consciência Negra, o Centro Cultural da Penha oferece uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. O encontro literomusical com a Família Trindade acontece no dia 22, a partir das 19h, com entrada gratuita.

No encontro, que conta com a participação de familiares do poeta Solano Trindade, Raquel Trindade, sua filha, irá relembrar a trajetória do pai e de sua família na luta contra a discriminação racial. Acompanhada pelos músicos Victor e Zinho Trindade, neto e bisneto do poeta, Raquel recitará poesias de Solano Trindade e também textos de sua autoria.

Para Raquel Trindade, a maior lição deixada pelo pai está neste pensamento: “Não faremos lutas de raças, porém, ensinaremos aos irmãos negros que não há raça superior nem inferior, e o que faz distinguir uns dos outros é o desenvolvimento cultural”.

Solano Trindade nasceu em Recife, em 1908, mas morou no Rio de Janeiro e também em São Paulo, onde passou a maior parte da sua vida. Além de poeta, foi ator, teatrólogo, folclorista e cineasta. Em 1934, idealizou o I Congresso Afro-Brasileiro no Recife (PE). Morreu em 1974 e é considerado o criador da poesia negra brasileira.

Serviço: Centro Cultural da Penha – Biblioteca Pública José Paulo Paes. Largo do Rosário, 20, 2º e 3º andares, Penha. Zona Leste. | tel. 2295-0401. Encontro literomusical. Dia 22, das 19h às 21h. Grátis