Oficinas de mediação em arte ocupam espaços do CCSP

As intervenções acontecem até dia 29 de novembro


"Preta - experimentações performativas de mediação"
propõe vivenciar matéria interpessoal a partir da indumentária


Por Natália Tayota


Diversos ambientes do Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebem atividades gratuitas contempladas pela segunda edição de seus “Projetos de Mediação em Arte”. O objetivo é abrir espaço de experimentação para artistas-mediadores, estimular debates no campo da cultura e da educação, além de produzir material teórico e prático de mediação, contribuindo para os estudos nessa área.

A programação conta com cinco oficinas: “Impressões Periódicas”, “Janela para o Mundo: o Audiovisual para Cidadania e Autoexpressão na Era Digital”, “Olhares Invisíveis”, “Colaboratório- observatório de Práticas” e “Preta - Experimentações Performativas de Mediação”.

Coordenada por Monica Shoenacker, “Impressões Periódicas” procura sensibilizar os usuários do espaço para uma prática gráfica manual que amplie o discurso poético por meio das peças gráficas. A intervenção acontece em uma unidade de impressão serigráfica móvel que circula em diferentes ambientes do CCSP.

O projeto “Janela para o Mundo: o Audiovisual para Cidadania e Autoexpressão na Era Digital”, de Thiago Amaral Minamisawa, tem com mote a pergunta-chave: “Qual vídeo melhor representa algo que você gostaria de dizer ao mundo?”. A ideia é fazer com que os participantes se questionem sobre as possibilidades de autoexpressão nos conteúdos compartilhados nas mídias sociais. Finaliza a atividade a exibição de um documentário decorrente de entrevistas feitas durante a ação.

“Colaboratório - Observatório de Práticas”, de Valquíria Prates e Valéria Prates, procura privilegiar o protagonismo dos jovens e incentivar produções experimentais e transformadoras para os envolvidos em colaboração.

Coordenado pelo Núcleo de Encenação, “Olhares Invisíveis” enfoca como o espaço afeta as pessoas e “Preta - Experimentações Performativas de Mediação”, de Alex Cassimiro, Andrez Lean Ghizze, Caio César, Eidglas Xavier e Mavi Velozo, explora as possíveis relações entre indumentária e aqueles que se apropriam delas, com referência em trabalhos de artistas como Lygia Pape, Helio Oiticica e Lygia Clark.

Para as atividades abertas ao público, não é necessário fazer inscrição. Grupos e escolas devem fazê-lo pelo e-mail visitasccsp@prefeitura.sp.gv.br ou pelo telefone 3397-4036, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Veja a programação completa:

IMPRESSÕES PERIÓDICAS
Coord.: Monica Shoenacker.
O projeto acontece em uma unidade de impressão serigráfica móvel que circula em diferentes locações do CCSP. Pretende-se sensibilizar os usuários para uma prática gráfica manual que traga consigo a ampliação de um discurso poético por meio das peças gráficas produzidas.
| Diversos espaços. Dias 5 e 12, das 10h45 às 13h45. Dia 10, das 10h às 13h. Dia 21, das 11h30 às 13h45.

JANELA PARA O MUNDO: O AUDIOVISUAL PARA CIDADANIA E AUTOEXPRESSÃO NA ERA DIGITAL
Coord.: Thiago Amaral Minamisawa.
Qual vídeo melhor representa algo que você gostaria de dizer ao mundo? Seguindo as palavras-chaves “interação”, “autonomia” e “reflexão”, o projeto, por meio da prática, pretende levar os participantes a se questionarem sobre as possibilidades de autoexpressão a partir da produção de conteúdo e compartilhamento nas mídias digitais e sua própria posição dentro disso.
| Diversos espaços. De 12 a 15, das 12h às 28h. Na Biblioteca, dia 22, das 10h às 16h. No foyer, dia 23, das 16h às 22h (nesses dois últimos dias, será exibido o documentário com as entrevistas).

OLHARES INVISÍVEIS
Coord.: Núcleo de Encenação (Alexandre Dal Farra, Eliana Monteiro, Maurício Perussi, Nathalia Catharina e Teth Maiello).
Como o espaço nos afeta? Essa proposta de mediação em arte aborda o CCSP como uma comunidade específica. Desde agosto, têm sido entrevistadas pessoas que trabalham nesse local. Artistas do Núcleo de Encenação coletam o depoimento desses profissionais e elaboram, em parceria com eles, uma ação performática mensal, inspirada na relação afetiva dessas pessoas com seu ambiente de trabalho.
| Espaços internos. 3ª, das 19h às 22h. 6ª, das 10h às 13h

COLABORATÓRIO - OBSERVATÓRIO DE PRÁTICAS
Coord.: Valquiria Prates e Valéria Prates.
Projeto de investigação itinerante de processos que envolvem aprendizagem e mediação, voltado aos jovens, mediadores e professores. A ideia central é privilegiar o protagonismo dos jovens e incentivar produções experimentais e transformadoras para os envolvidos na colaboração.
| Espaço anexo à Sala Adoniran Barbosa. Dias 7 e 21, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Dias 10 e 24, das 14h às 17h

PRETA - EXPERIMENTAÇÕES PERFORMATIVAS DE MEDIAÇÃO
Coord.: Alex Cassimiro, Andrez Lean Ghizze, Caio César, Eidglas Xavier e Mavi Velozo.
Proposição de ambiências para experimentar e vivenciar matéria interpessoal a partir da indumentária e as possíveis relações particulares que se estabelecem com aquele que se apropria dela. Tomando como referências artistas plásticos como Lygia Pape, Hélio Oiticica e Lygia Clark, serão realizados encontros-ações de pesquisa e criação performativa.
| Espaço de convivência. Para mais informações, enviar e-mail para pretaburka@gmail.com - Encontro-ações Preta com grupo de investigação. Dias 6, 8, 13 e 15, das 14h às 17h. Dias 20, 22, 27 e 29, das 17h às 20h.