Terça de Samba apresenta o grupo Pagode da 27

Repertório inclui canções que abordam o samba como meio de transformação social


Grupo promove o samba como meio de transformação social


Por Amanda Monteiro


A tradicional roda de pagode será relembrada com o grupo Pagode da 27  durante todo o mês de novembro na Galeria Olido, no projeto “Terça de Samba”, que acontece gratuitamente nos dias 5, 12, 19 e 26, sempre às 19h.

O grupo de samba Pagode da 27 nasceu em 2005 e foi criado, originalmente, para proporcionar uma reunião agradável entre amigos no bairro do Grajaú. Com o lema ”o samba como meio de transformação social”, os amantes do gênero viram na música a solução para os problemas que enfrentavam. O número 27, que acompanha o nome do grupo, diz respeito à rua “27”, que até então registrava altos índices de violência, que diminuíram consideravelmente após a ação dos encontros promovidos por seus integrantes. Atualmente, o grupo conta com 10 músicos e cerca de 30 compositores.

Com o tempo, a percepção de responsabilidade social do grupo diante da realidade violenta em que viviam se transformou em ação. Entre os músicos surgiu o sentimento mútuo de revelar por meio de suas letras a voz da comunidade. As apresentações, sempre abertas ao público em geral, contam com composições como “Filhos da Favela” e “A Comunidade Chegou”, canção que leva o mesmo nome do CD lançado em 2012.

Serviço: Galeria Olido. Vitrine da Dança – Terça de Samba. Dias 5,12,19 e 26, 19h. Livre. 90 min. Grátis