Virgínia Rosa homenageia Paulo Vanzolini

Cantora faz show gratuito na Galeria Olido no dia 20


Cantora interpreta sucessos como “Ronda”, “Volta por Cima”,
“Na Boca da Noite” e “Cuitelinho”

Por Natália Tayota

Em homenagem ao compositor Paulo Vanzolini, morto em abril deste ano, a cantora paulistana Virgínia Rosa apresenta o show “Palavra de Paulista” na Galeria Olido, dia 20, às 18h.

Acompanhada ao piano por Ogair Júnior e na percussão por Ramon Montagner, a cantora interpreta sucessos de Vanzolini, como “Ronda”, “Volta por Cima”, “Na Boca da Noite” e “Cuitelinho”.

Virgínia começou sua trajetória profissional como integrante da banda Isca de Polícia, de Itamar Assumpção. Integrou o grupo musical Mexe com Tudo e já se apresentou ao lado de Zizi Possi, Ney Matogrosso, Chico César, Wagner Tiso e outros intérpretes. Em 1999, iniciou carreira solo com o CD “Batuque”, depois lançou “A Voz do Coração” (2001), “Samba a Dois” (2006) e “Virgínia Rosa & Geraldo Flach - Voz e Piano” (2011).

A música de maior sucesso de Vanzolini, “Ronda”, foi composta quando ele servia no Exército. Na função de cabo, enquanto fazia uma ronda com a guarda da cavalaria, se sentiu inspirado e compôs a obra. Apesar do sucesso como músico, era formado em Medicina pela USP e doutor em zoologia pela Universidade de Harvard. Foi diretor do Museu de Zoologia da USP por 30 anos e um dos mais importantes zoólogos do país. Tinha pela música um hobby e tornou-se reconhecido como um grande nome do samba paulista e um dos mais importantes compositores da MPB, com mais de 70 canções de sua autoria. Em 2009, ganhou o documentário sobre sua obra musical “Um Homem de Moral”, do cineasta Ricardo Oliveira. Recebeu também uma homenagem durante a Virada Cultural, em maio de 2013, no palco batizado com seu nome.

Serviço: Galeria Olido – Sala Olido. São João, 473 - Centro. Tel.: 3331-8399 e 3397-0171. Dia 20, dom., 18h. Grátis (retirar ingresso, um por pessoa, a partir das 17h).