Núcleo OMSTRAB apresenta espetáculo de dança inspirado na sonoridade do cotidiano

As apresentações ocorrem em duas bibliotecas públicas nos dias 22 e 26 de outubro


Baseado em poemas de Bertolt Brecht,
espetáculo apresenta sucessão rítmica de imagens


Por Amanda Monteiro


O premiado Núcleo OMSTRAB se apresenta neste mês com um espetáculo de dança que busca evidenciar a percepção do som e do movimento presente nas ruas. A encenação acontece na Biblioteca Pública Raul Bopp, dia 26, às 14h, gratuitamente.

O projeto consiste em revelar os elementos que compõem a sonoridade do cotidiano por meio da dança. Ambientado em uma feira, o espetáculo mostra as diversas relações de compra e venda de mercadorias, seus pregões, cantos e cantadas que marcaram épocas e, por conseqüência, suas evoluções. Baseada em poemas de Bertolt Brecht que se transformam em uma sucessão rítmica de imagens, a companhia inclui em suas coreografias outras performances que transitam entre diferentes temas, como a desigualdade social, a alienação e a fome presentes na realidade da metrópole, por meio das rimas do rap ou até mesmo no improviso do repente.

As cenas se apropriam dos poemas com ritmo e humor, em um musical tipicamente brasileiro, representando o conflito causado pela poluição ambiental da era industrial em contraste com a escassez de recursos naturais. O espetáculo possui uma trilha sonora original que busca reinterpretar a evolução dos ritmos nacionais. A intenção é transformar o espaço cênico em um grande local sonoro, extraindo som também de seus materiais e estruturas.

O grupo paulista vem se apresentando nos principais eventos de dança do Brasil, como o Panorama RioArte, a Mostra Internacional de Dança do Sesc SP e o Festival Internacional de Londrina. Em seus trabalhos, o conceito da companhia é a integração de linguagens, unificando a dança contemporânea com a música ao vivo e os elementos do teatro. O grupo possui no cerne de seus projetos a recriação de um universo interativo, que transite culturalmente entre realidades opostas, como o rural e o urbano. O Núcleo OMSTRAB, que possui dez anos de atividade, tem um histórico respeitável de premiações nacionais e internacionais, conquistados em suas oito produções. Os espetáculos são desenvolvidos sob a direção de Fernando Lee (bailarino e coreógrafo), a partir de um trabalho que combina pesquisa e criação artística, visando uma linguagem cênica em dança contemporânea.

Serviço: Biblioteca Pública Raul Bopp Rua Muniz de Sousa, 1.155, Aclimação, Zona Sul. Tel. 3208-1895. Próximo do Parque da Aclimação. Dia 26, às 14h.