Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa dia 18 de outubro em 26 espaços da cidade

Secretário Municipal de Cultura Juca Ferreira esteve presente na coletiva de imprensa para o lançamento desta edição e destacou a importância do evento para o calendário cultural de São Paulo


Secretário Juca Ferreira falou aos jornalistas junto à Renata Almeida, diretora da Mostra, e outros patrocinadores

Aconteceu no último dia 5, no Cinesesc, em São Paulo, a coletiva de imprensa para o lançamento da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Entre os dias 18 e 31 de outubro, serão exibidos cerca de 370 filmes em 26 espaços da cidade, entre eles, o Cine Olido e o Centro Cultural São Paulo, ambos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, que apoia institucionalmente o evento, também patrocinado pela Prefeitura de São Paulo. A programação completa será divulgada em breve.

+ Confira o álbum de fotos


O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, esteve presente e destacou a importância da Mostra Internacional de Cinema que, ao lado de eventos como a Bienal Internacional de São Paulo, contribuem para a projeção internacional do país. “Sabemos da importância da Mostra para São Paulo e para o Brasil. É um evento que tem um grande papel de informação, pois traz filmes que não circulam no circuito comercial e contribui para tornar São Paulo a capital cultural do mundo”, destacou o Secretário, que agradeceu também aos vereadores Nabil Bonduki, Orlando Silva e Andrea Matarazzo, que destinaram recursos de emenda parlamentar para compor os recursos municipais que são investidos no evento.

Em sua série de retrospectivas, nesta edição, a Mostra homenageia o cineasta Stanley Kubrick. O Museu da Imagem do Som (MIS) recebe uma exposição com curadoria original de Hans-Peter Reichman, do Deutsches Filmmuseum de Frankfurt, e colaboração da artista Christiane Kubrick, viúva do diretor, que contará com uma ambientação que proporciona ao visitante uma experiência sensorial única a partir da obra do diretor, nascido em Nova York, nos EUA. A homenagem ao cineasta conta, ainda, com uma mostra de filmes em versão digital restaurada e o lançamento de um livro. Outros dois homenageados serão: o documentarista brasileiro Eduardo Coutinho, que dirigiu "Cabra Marcado para Morrer" e Jogo de Cena" e o cineasta filipino Lav Diaz, conhecido entre os cinéfilos por seus filmes extremamente longos.

Entre as novidades desta edição está uma sessão de cinema a céu aberto que ocorrerá no Vale do Anhangabaú, com a exibição do filme “Circo”, de Charlie Chaplin e acompanhamento musical ao vivo da Orquestra Experimental de Repertório, com a regência do maestro Jamil Maluf.